AS FIGURAS DE ESTILO E TERMOS AFINS / João Gomes da Silveira

Este volume trata com exclusividade das famosas, úteis e imprescindíveis figuras de estilo. A elas, também, acrescenta-se toda a terminologia que lhes tenha – de algum modo – algo em comum, ou seja, os termos afins. É o sexto livro publicado de João Gomes da Silveira, sendo o quarto na área da linguagem. Para quem escreve, sem dúvida, os adornos ou enfeites de realce das figuras de estilo são de uma importância incalculável; para os leitores da melhor literatura, no varejo e no atacado, um deleite bom a todos os sentidos.

Ei-las, as figuras de linguagem, aqui, todas e muito mais, com seus elementos afins, pragmática e expositivamente apresentadas a escritores e poetas, estudantes e curiosos em geral. Você já parou para pensar quantas palavras existem na língua portuguesa? O cálculo é impreciso, pois palavras surgem e deixam de existir, devido à falta de uso, no decorrer dos anos. Dicionários registram mais de 400 mil palavras, sem contar com as palavras técnicas e científicas. Portanto, a língua portuguesa é rica em vocábulos e dinâmica.

Porém, com o uso crescente da internet, as palavras e expressões, principalmente usadas entre os jovens, na chamada linguagem virtual, possuem sua grafia abreviada e modificada a ponto de perderem sua essência, como é o caso da troca do “não” por “n”, “cadê” por “kd”, “teclar” por “tc”, e a lista é desanimadora para aqueles que apreciam a língua portuguesa em sua verdadeira essência morfológica. Neste atual contexto, no qual a linguagem virtual cresce desenfreadamente, há estudiosos e escritores que lutam pela sobrevivência da língua portuguesa, seja ela escrita ou falada.

O livro As figuras de estilo e termos afins, de João Gomes da Silveira, é um resgate, um sopro de esperança na valorização e disseminação da escrita, que ganha uma particularidade única quando associada às figuras de estilo. Desde que usado corretamente, é um recurso que acrescenta beleza, sonoridade e elegância, proporcionando uma leitura prazerosa. A importância deste livro está relacionada não somente ao significado de cada estilo, mas, também, aos seus exemplos de uso, os quais o autor apresenta de forma clara e primorosa.

Um livro indispensável aos amantes da escrita, aos profissionais de comunicação, escritores, poetas, professores e, principalmente, deveria cair nas mãos daqueles que sequer sabem o significado e importância das figuras de estilo. Você é capaz de identificar se há, ou não há, figuras de estilo neste texto? Então, mãos à obra! Folheie o livro, agregue conhecimento e aprenda a reconhecê-las e usá-las corretamente.
Marcela Re Ribeiro - Poetisa e escritora

João Gomes da Silveira nasceu no município de Redenção e tem registro civil em Maranguape, CE. Reside em Fortaleza. É o organizador do Dicionário de expressões populares da língua portuguesa, Bichos intrometidos na boca do povo e Expressionário de falas populares, todos de linguagem. Autor de Cem sonetos insubmissos e Sonetos em revoada, poesia, tem inédito Glosario esencial del español popular, bilíngue, e já concluído Sonetos e outros poemas. Pós-graduado em Letras, rabisca artigos, crônicas, causos e poemas.

Serviço:

As figuras de estilo e termos afins
João Gomes da Silveira

Scortecci Editora
Linguística
ISBN 978-85-366-4368-7
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home