SOBERBA / Gustavo Felipe Monteiro de Castro

“A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece ser grande, mas não está são”. Assim definiu Santo Agostinho o que, para ele, era o mais grave de todos os pecados capitais. A soberba é tão abominável que supera a inveja. A soberba destrói, amputa, humilha, degrada. Neste livro o autor expõe este “pecado” com maestria, numa história comovente e – por que não dizer? – capaz de aflorar os maiores sentimentos de repulsa. Numa trama em que se intercalam o passado e o presente, Soberba é um relato sincero, embora patológico. Com final surpreendente, esta obra pretende servir de reflexão para aqueles que, consciente ou Inconscientemente, são portadores desta desgraça da alma.

Soberba é um livro complexo, mas de leitura fascinante. Envolvido em sua prepotência, o protagonista vive o fruto de sua opção pessoal. Para ele, nada vale se não surgir dele mesmo. Sua arrogância é tamanha que não é permitido aos outros sequer o conhecimento de seu nome. “O homem ama-se a si mesmo enquanto quer sua excelência, porque é a mesma coisa amar-se e querer o bem para si. Portanto, é o mesmo afirmar que o início de todo pecado é a soberba ou o amor próprio”. Na soberba não há conflito de consciência, não há sentimento de culpa, não há respeito por qualquer coisa que não seja o próprio assoberbado. Na soberba não há respeito a Deus.

Não há amor que não seja pela própria existência.  “A soberba geralmente é considerada como mãe de todos os vícios e, em dependência dela, se situam os sete vícios capitais, dentre os quais a vaidade é o que lhe é mais próximo: pois esta visa manifestar a excelência pretendida pela soberba e, portanto, todas as filhas da vaidade têm afinidade com a soberba”. Ler Soberba foi, além de um imenso prazer, uma lição de conhecimento.
Lays Corsini Fortes Sampaio

Gustavo Felipe Monteiro de Castro é médico gastroenterologista. Natural de Muriaé (MG) e radicado em Formiga (MG), escreve desde os quinze anos de idade, influenciado por seu pai. Soberba é seu terceiro romance publicado, após Branco de Ubu (2013) e A Culpa (2014).

Serviço:

Soberba
Gustavo Felipe Monteiro de Castro
Scortecci Editora
Conduta de vida
ISBN 978-85-366-4349-6
Formato 14 x 21 cm 
88 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home