CABEÇA DE BRONZE / Maria Amélia de Carvalho

“Memelia: peço-lhe de joelhos que não faça uma edição muito pequena. Seu livro tão bem escrito tem memória, história, humor, reflexão. Muito obrigado pelo convite para escrever um texto que, se não me contivesse e tivesse segurado a vontade de comentar, conto por conto, ou crônica por crônica, seria tão longo quanto o livro.”

“Seu humor é raro e refinado, pois não contém maldade, elemento quase fundamental do humorismo. Assuntos sérios – ora, todos os assuntos de seus escritos, sejam contos, sejam crônicas, são da mais absoluta seriedade – são repletos do fino humor que pode nos fazer sorrir e até mesmo gargalhar.”

“Se pudesse comer Cabeça de Bronze certamente diria: Que delícia!”

“Um grande beijo, parabéns. Seu amigo de longa data.”
Naum

Naum Alves de Souza é dramaturgo, roteirista, diretor de teatro, artista plástico, cenógrafo, figurinista e criador de bonecos.

“Este livro pode ser lido de trás para frente e vice-versa. Num passeio, espero, divertido, você leitor é que fará o alinhavo dos textos. Nessa correnteza muita água rola debaixo da ponte. Antes que ela leve tudo quero represar, aqui, certas estórias, como algumas ímpares com minha mãe, ilustradora deste livro. Aos 101 anos, Hebe de Carvalho continua atraindo, com sua graça, a todos que giram em sua órbita.”
Maria Amélia de Carvalho

Maria Amélia de Carvalho apresenta seu primeiro livro para gente grande, além dos livros infantis. Memélia sempre escreveu crônicas e contos, sem publicá-los. Criou o Bambalalão, exibido na TV Cultura, sendo a diretora nos primeiros anos, além de produzir e atuar como atriz e animadora de bonecos. Essa equipe crescente levou ao ar, de 1982 a 90, diariamente ao vivo, sua proposta de vanguarda. Até hoje é lembrada sua importância para a geração que cresceu nos anos 80. O Bambalalão recebeu cinco prêmios da APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte, como Melhor Programa Infantil do Ano, na TV, em 1982, 84, 85, 86 e 87. Memélia participou da fundação da TV Cultura, com seu programa: Mundo Notícia e Mocidade, que produzia e apresentava. Pioneira de Teatro de Bonecos na TV, participou dos programas Vila Sésamo, Disparada, Zás Trás e muito mais. Em seu curso de Mestrado na ECA, USP, documentou sua carreira: Uma caminhada com Teatro de Bonecos na TV – 1960 a 90. Memélia deu cursos de Teatro de Formas Animadas, na ECA, para alunos de ensino superior de teatro, onde reencontrou fãs, desde crianças, de seu Teatro de Bonecos na TV.

Hebe de Carvalho, criadora das ilustrações, tem longa carreira como artista plástica e arte-educadora. Na sua festa de 99 anos com a bisneta Luiza, em 2013.

Serviço:

Cabeça de Bronze
Maria Amélia e Carvalho

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4199-7
Formato 16 x 23 cm 
244 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home