ÁGUA, POESIA E O POETA / Yara Regina Franco

É opção do poeta materializar seu sentimento sob a forma de sinais, signos e símbolos grafados, ainda que nem sempre consiga trazer suas emoções e sentimentos para a escrita fielmente ou a contento: ou porque palavras não há, ou porque não encontra as adequadas. A minha opção foi materializar os poemas apresentados neste livro. Leia esta obra.

Ela levará você a um mundo mágico, despertando sensibilidade e sensações de sentimentos próprios, pois o sentir de cada um é diferente do outro, a intensidade é personalizada. Confira as suas emoções e reações diante dos poemas apresentados. A poesia, como os sonhos, não pode faltar em nossa vida. Espero que você, leitor, aprecie.

Sobre esta obra o renomado escritor e editor João Scortecci manifestou-se: “Água, Poesia e o Poeta é o novo livro da queridíssima escritora e amiga Yara Regina Franco. Na primeira parte da obra, de nome Poemas Diversos, encontrei o título definitivo ao ler o poema de mesmo nome. Gosto quando o poema me chama e me cobra atenção maior. Foi o que aconteceu. A escolha foi amor à primeira vista e ao “som da água do mar” que nos questiona: traz poesia? O mar, a água, a onda, tudo vira poesia. Interessante a força desses versos – ações do ato de navegar – que é preciso e viver não é preciso. Assim é a vida. O poeta transforma, sente, imagina e aos seus olhos constrói o infinito universo do seu mundo. Em “Caravela” Yara Regina Franco é marujo da água do mar ao explorar aventuras e suas descobertas: “Só quero chegar à nova terra...”. Em Água, Poesia e o Poeta o norte, vento, calmaria e também tormenta, tudo em busca de porto seguro. Traz poesia? Sim. Para quem tem fé e se arrisca. Façamos isso.”

A vida é cheia de surpresas e de planos que nem sempre dão certo. Às vezes acontecem fatos inesperados e essa imprevisibilidade é que torna a vida bela. A vida é feita de escolhas. Precisamos fazer as escolhas certas, mas como saber? O futuro depende de nossas decisões, que serão determinantes de fatos e acontecimentos interligados que virão e poderemos ou não controlar. Muitas das coisas boas e ruins que nos ocorrem dependem dos nossos atos passados. Há decisões que influenciarão para sempre a nossa vida, das quais poderemos nos orgulhar ou nos arrepender para sempre. Às vezes uma simples tomada de decisão pode pôr fim à vida. Há acontecimentos imprevisíveis que influenciam o presente, mas sempre estão relacionados a uma escolha anterior.

Assim, mesmo sem ter uma bola de cristal para prever o futuro, de forma direta ou indireta somos responsáveis pelos acontecimentos supervenientes. Há ideias que nos atraem, sonhamos e planejamos. Traçamos as metas e para atingí-las partimos para a ação; quando praticadas, trazem consequências às vezes não previstas. Mesmo assim, somos responsáveis. Enfim, precisamos refletir sobre as nossas escolhas e as suas consequências. Pensar nas opções uma a uma, simulando os acontecimentos decorrentes. Embora possamos consultar pessoas confiáveis quando em dúvida, precisamos lembrar que a vida é nossa e que pagaremos pela nossa opção. As escolhas devem ser conscientes, pois definem o nosso caminho na trajetória da vida. Nós temos magia a fazer porque viver é mágico. Devemos manter o foco no objetivo, colocar emoção no que fazemos e construir tudo com amor. Ser poeta é uma escolha. Os poemas que compõem um livro refletem opções. Uma obra literária é produto de escolhas.

A primeira delas é materializar o seu sentimento sob a forma de sinais, signos e símbolos grafados. O poeta traz para seus poemas o seu conhecimento, produto de sua cultura adquirida, por exemplo, por meio de livros, cursos, estudos. Também passa a sua sabedoria, decorrente de sua experiência de vida adquirida ao longo dos anos. O conhecimento e a sabedoria constituem a riqueza dos poemas que transmitem ensinamentos e sensibilidade entre gerações. Espero que a manifestação da sua vontade seja pela escolha da leitura deste livro, que seja útil e lhe traga alegrias. O conteúdo foi selecionado para agradá-lo.
Yara Regina Franco

Serviço:

Água, Poesia e o Poeta
Yara Regina Franco
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4489-9
Formato 14 x 21 cm 
76 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home