RUA DO GIZ / Eduardo Queiróz Galvão

A Rua do Giz, em Barra do Corda, MA, e as aldeias indígenas guajajara e canela foram o mundo de infância do autor. Rua do Giz traz ao presente as recordações que marcaram uma infância feliz narrada de forma poética. O leitor terá o prazer de apreciar as crônicas e poesias escritas com humor e amor, exalando os sentimentos de uma geração.

Rua do Giz é, também, o retrato em preto e branco do ânimo de jovens que deixaram a terra natal à procura de uma vida melhor e, após encontrá-la e não podendo retornar, por já ter fincado raízes profundas em outros rincões, extravasam as saudades. Por ter o autor nascido entre os índios guajajaras e convivido, até a adolescência, com a tribo canela, no período de crise que quase dizimou aquele povo, narra os fatos históricos presenciados por ele. Rua do Giz é uma espécie de canção do exílio, uma literatura simples e comovente, pelo carinho com a terra amada.

Enternecido
 
A semente, o adubar a terra,
Plantar, regar e o amadurecer.
As páginas que me cabia escrever,
Já escrevi; estou concluindo o epílogo.

Não é o cansaço pelo esforço,
É tempo do cansaço.
Há muitos pesos
Acima das possibilidades.

Sentado, enternecido, recordo as histórias
Trazidas pela memória; é viver duas vezes.
É hora de sorrir e de chorar,
Nada podemos fazer, já vivemos.

O entardecer é lindo,
Os raios suaves nos acariciam,
Alguns relâmpagos que passam ligeiros;
A noite se aproxima da vida.

Eduardo Queiroz Galvão nasceu na aldeia indígena guajajara de nome Canabrava, no município de Barra do Corda, MA, no ano de 1956, e é membro de uma família de sete irmãos. Quando seus irmãos mais velhos chegaram à idade escolar, mãe e filhos mudaram para a cidade. Em dezembro de 1971, seus pais o enviaram para Brasília para continuar seus estudos na Capital Federal, onde seus irmãos mais velhos já se encontravam. Formou-se bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília e entrou para o Serviço Exterior Brasileiro em 1976. Trabalhou nas Embaixadas do Brasil na Guatemala, Lima, Paramaribo e Saint George's e nos Consulados Gerais brasileiros em Vancouver, Toronto, Boston, Xangai e Caiena. Foi Vice-Cônsul do Brasil em Boston, Xangai, Paramaribo e Caiena. Atualmente é Vice-Cônsul do Brasil em Saint George's, Granada, Caribe.

Serviço:

Rua do Giz
Eduardo Queiroz Galvão

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-4530-8
Formato 14 x 21 cm 
148 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home