Receba nossa Newsletter: Nome Email

VOO NOTURNO: MEMÓRIA DA AVIAÇÃO NOS GARIMPOS DO BAIXO AMAZONAS / Wilson Pereira da Silva

Na década de 1980, milhares de trabalhadores foram atraídos pelo desejo de enriquecer nos garimpos da Amazônia brasileira. Voo noturno é um livro sobre esse sonho. A história é contada do ponto de vista daqueles que sobrevoavam as matas para encontrar perigosas pistas clandestinas, para onde levavam e de onde traziam as ilusões dos que deixaram sua terra natal em busca de uma nova vida. Os pilotos vinham de todo Brasil para ajudar a construir aquele sonho e conheceram de perto as mazelas e contradições da vida nos garimpos. Nos aviões de pequeno porte transportavam quase sempre com sobrepeso pessoas, alimentos, ferramentas, materiais de construção, armas, remédios, e também muitas  cartas repletas de saudade.

Por meio das memórias de Wilson Pereira da Silva, somos todos convidados a adentrar um passado cheio de aventuras e conhecer alguns dos personagens que viveram o fausto e a decadência dos garimpos do Baixo-Amazonas. Grandes amizades, histórias de superação e lealdade são contadas junto com outras tantas marcadas pela violência brutal e acidentes trágicos. A experiência da garimpagem deixou marcas profundas na floresta, nas margens dos rios, mas também nos corpos dos trabalhadores, nos corações das famílias daqueles que nunca retornaram, nas vidas de todos os que passaram por lá e jamais poderão esquecer.

Durante mais de 20 anos planejei escrever estas histórias. Para realizar esse sonho, contei com o apoio do Instituto de Artes do Pará, que me concedeu o Prêmio José de Campos Ribeiro, pelo texto memorialístico, e publicou a primeira edição deste livro. Nessa jornada, contei também com a colaboração de minha filha Caroline Fernandes Silva, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Seu incentivo foi fundamental para contar estes fatos com detalhes e deixá-los registrados na memória dos cidadãos brasileiros.

Agradeço aos amigos que colaboraram para reunir tantas lembranças, confirmando informações com minúcia, sobretudo aos pilotos Léo Rezende, Henrique da Fretaxi e Davi; e aos garimpeiros Raimundo Sudário e Goianinho, com quem tive o prazer de dividir algumas tardes de conversas em Belém. Devo um agradecimento especial ao amigo Epaminondas Madeira Neto, que desde o início acreditou e incentivou o projeto deste livro.
Wilson Pereira da Silva

“(...) Dois anos mais tarde, ele bateu em minha porta no meio da noite, desesperado, pedindo que eu o retirasse de Itaituba com sua família naquele momento, pois havia assassinado uma pessoa e os parentes do morto iriam buscar revanche.” (Relato do autor sobre um garimpeiro conhecido como “Santa Inês”).

Wilson Pereira da Silva nasceu na cidade de Santo Anastácio, em São Paulo. Tirou brevê de piloto comercial na escola de aviação de Piracicaba em 1974. Sete anos depois, a bordo de um monomotor “Carioca” da EMBRAER, pousou na região de garimpo de Itaituba, no oeste do Pará, com o sonho de ganhar dinheiro em voos arriscados pelos céus da Amazônia. Durante 20 anos transportou gente, ouro e mantimentos, em meio a pistas e acampamentos improvisados. Conviveu de perto com as alegrias e tragédias de milhares de homens que buscavam freneticamente o sonho dourado, numa região onde a lei era apenas ficção. São os detalhes dessas memórias que o autor nos relata neste livro. Wilson tem quatro filhas e atualmente mora em Piracicaba – SP.

Serviço:

Voo Noturno: Memória da Aviação nos Garimpos do Baixo Amazonas
Wilson Pereira da Silva
Scortecci Editora
Viagens
ISBN 978-85-366-4393-9
Formato 14 x 21 cm 
180 páginas
1ª edição - 2015

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home