Receba nossa Newsletter: Nome Email

TERRAS DE COLONIZAÇÃO / Francivaldo Alves Nunes

As políticas de atuação do governo imperial, as contraposições entre as práticas de cultivo em um debate envolvente sobre os princípios vinculados ao moderno plantio e à lavoura errática, as ações de auxílio e melhoramento agrícola, as políticas de colonização voltadas para o imigrante estrangeiro, os indígenas e as práticas de aproveitamento do colono nacional ganham relevo em uma minuciosa pesquisa histórica que envolve compreensões sobre a agricultura e a vida rural ao norte do Império Brasileiro.

As dimensões tomadas pela agricultura e vida rural na Amazônia brasileira, entre as décadas de 1830 e 1880, é o objeto central de análise deste livro. O entendimento desta questão permitiu compreender que a atividade agrícola extrapolava os limites de uma prática econômica. Diante de uma discussão observada na imprensa e em documentos e pronunciamentos oficiais, e que suscitou diversas e diferentes interpretações, construímos uma proposição de análise que observava a agricultura para além de fenômenos relativos à produção, distribuição e consumo, ou ainda das rendas que poderiam gerar com a comercialização de seus produtos.

Para a Amazônia, a agricultura se constituiu como atividade moralizadora, disciplinadora, capaz de assegurar a constituição de propriedades e povoamento regular, além do que, possibilitaria a implantação de um modo de vida interpretado como civilizado e moderno. O caminho percorrido para este entendimento passou, necessariamente, pela compreensão de que os discursos construídos em torno da agricultura e vida rural estavam associados às políticas de atuação do governo imperial, às contraposições entre as práticas de cultivo, às ações de auxílio e melhoramento agrícola, às políticas de colonização voltadas para o imigrante estrangeiro, os indígenas e as práticas de aproveitamento do colono nacional.

Francivaldo Alves Nunes, doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2014), é professor da Universidade Federal do Pará, com publicações em História Rural da Amazônia.

Serviço:

Terras de Colonização
Francivaldo Alves Nunes

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4290-1
Formato 16 x 23 cm 
428 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home