IDENTIDADE NACIONAL E REPRESENTAÇÕES DO BRASIL / Marcus Eugênio Oliveira Lima / Ana Raquel Rosas Torres / Elza Maria Techio

Esta obra reúne nove capítulos sobre identidades sociais, nacionais e regionais no contexto brasileiro. As posições defendidas no livro chamam atenção para o fato de que as identidades não estão em declínio, como defendem alguns teóricos; muito pelo contrário, permanecem ativas e em transformação. Por isso, em um contexto de mudanças e transformações sociais, falar de identidades sociais, nacionais e regionais passa a ser um desafio, desafio acolhido pelos autores do livro Identidade Nacional e Representações do Brasil: Abordagens Integrativas.

Este livro analisa uma forma identitária peculiar, a identidade nacional, que para muitos autores estaria em desuso ou “fora de moda”, mas que é reconhecida por outros estudiosos como o mais universal valor legítimo da vida política do nosso tempo. Interessa-nos entender como se configuram os fenômenos identitários na realidade brasileira. Os capítulos que compõem este livro buscam uma integração das mais diferentes abordagens teórico-metodológicas e níveis de análise existentes na psicologia social e nas ciências sociais de forma geral. Com efeito, os textos da presente coletânea foram escritos por autores da psicologia cognitiva, da análise do discurso, da perspectiva sociocognitiva, da psicologia social do desenvolvimento, da abordagem sócio-histórica, dentre outros.

A identidade é analisada a partir de uma perspectiva teórica, na sua relação com o nacionalismo, passando pela ideia de representações identitárias, numa clara relação com os modelos da Teoria das Representações Sociais; é ainda concebida enquanto narrativa e problematizada quanto à sua existência, numa perspectiva pós-estruturalista; e, finalmente, é entendida como repertório linguístico na acepção da psicologia do discurso. Em termos de estratégia metodológica, os capítulos que compõem este livro se baseiam em estudos teóricos ou em pesquisas empíricas que utilizam desde os modelos clássicos de entrevista até técnicas de coletas com ferramentas da internet em redes sociais digitais. A identidade nacional foi pesquisada em crianças, para entender sua gênese e manifestação, assim como em adultos. Fenômenos socioeconômicos e geográficos também são destacados nos estudos: analisa-se a identidade de pessoas que vivem na fronteira entre dois Estados, ou ainda a identidade e sua força de legitimação das assimetrias entre grupos.

Serviço:

Identidade Nacional e Representações do Brasil
Abordagens Integrativas
Marcus Eugênio Oliveira Lima (org.)
Ana Raquel Rosas Torres (org.)
Elza Maria Techio (org.)
Scortecci Editora
Psicologia
ISBN 978-85-366-4513-1
Formato 14 x 21 cm 
328 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home