ALICERCES E ARGUMENTOS DOS DIREITOS ANIMAIS / Gastão Rúbio de Sá Weyne

Tudo parece indicar que os animais têm o “direito” de viverem livres da crueldade e exploração humana, bem como os próprios seres humanos possuem esse direito. O princípio fundamental do movimento dos direitos animais é que todos os animais não humanos merecem viver de acordo com sua própria natureza, sem serem feridos, abusados e explorados pelas mãos do homem. Como os animais não têm a capacidade racional de avaliar ações e suas consequências, nem a capacidade de compreender o conceito de democracia e eleição, por exemplo, eles não têm a capacidade de votar.

Os direitos que animais e humanos possuem, então, são determinados pelos seus interesses e capacidades. Desta forma, os animais têm interesse em viver, evitar a dor e até mesmo buscar a felicidade, assim como os humanos. Como resultado dos imperativos éticos, eles têm a prerrogativa de exercer esses direitos, vivendo sua vida em liberdade, livres de exploração e abuso nas mãos dos humanos. Os direitos dos animais, portanto, correspondem a um conceito em que todos ou alguns animais devem ser capazes de possuir as suas próprias vidas, tendo certos direitos morais, além de alguns direitos básicos que seriam contemplados em lei. A visão dos defensores dos direitos animais rejeita o conceito no qual os animais são meros bens tangíveis (semoventes) ou propriedade dedicada ao benefício humano.

1. Direitos dos animais e argumentos de Jeremy Bentham e Peter Singer

2. A experimentação animal em pesquisas clínicas

3. Métodos alternativos ao uso de animais em experimentações

4. Lei Arouca, disciplinadora do uso de animais em pesquisas

5. Atualizações: a lei da Anvisa de 2015

6. Conjecturas e reflexões

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, é Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas:
1) DIREITO E LITERATURA – É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo IME-RJ; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística – USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 30 anos. Publicou mais de 40 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É Grande Inspetor Geral da Maçonaria (grau 33). É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras-RJ, da União Brasileira de Escritores-SP, da União Brasileira de Compositores-SP e da Ordem dos Músicos do Brasil-SP.

Serviço:

Alicerces e Argumentos dos Direitos Animais
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Animais
ISBN 978-85-366-4559-9
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home