NÍVEIS DE ANÁLISE E FORMAS DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL / Dalila Xavier de França / Marcus Eugênio Oliveira Lima (org.)

A edição da nova coletânea de estudos de Psicologia Social, organizada por Dalila Xavier de França e Marcus Eugênio Oliveira Lima, que agora acontece na sequência da realização do III Seminário Internacional de Psicologia Social em Aracaju (2014) e para a qual gratamente aceitei escrever este prefácio, merece, em primeiro lugar, um elogio: por dar continuidade à iniciativa de publicações semelhantes que têm vindo a dar visibilidade à investigação e ao ensino da Psicologia Social em universidades brasileiras, pela sua progressiva internacionalização, traduzida na colaboração entre investigadores de universidades brasileiras e de universidades europeias, pelo seu impacto enquanto instrumento de divulgação dos temas sobre os quais se interrogam e estudam os psicólogos sociais e pelo incentivo que necessariamente constitui para os investigadores e estudantes mais jovens para que escrevam e exponham os seus estudos à apreciação dos seus pares através da sua publicação em suportes de circulação internacional.
Maria Benedicta Vassalo Monteiro

Este livro é o resultado da reunião de pesquisadores da área da Psicologia Social que trabalham em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, brasileiros e estrangeiros, empenhados em fomentar o diálogo e o debate teórico-metodológico e a articulação entre os fenômenos investigados em seus estudos. Essa reunião ocorreu em meio ao III Simpósio Internacional de Psicologia em Aracaju no ano de 2014 e que teve como tema: “Níveis de análise e formas de intervenção em Psicologia Social”. O interesse de articulação entre explicações de ordem individual com explicações de ordem societal sempre esteve presente na Psicologia Social e se constitui como a marca da diferença entre os “psicólogos sociais para além dos paradigmas científicos” (DOISE, 2002, p. 27).

Essas explicações têm por base quatro níveis de análise intercambiáveis: intraindividual, interindividual, posicional e societal. O livro surge dessa proposta epistemológica de articulação psicossocial. Ele reúne estudos de diferentes pesquisadores na área da Psicologia Social; pesquisadores que consideram nas suas análises outros possíveis níveis de análises. Esse esforço de articulação de pessoas, projetos e formas de produção do conhecimento está se institucionalizando através da Associação para o Desenvolvimento da Psicologia Social (ADEPS), que tem organizado a cada dois anos o Simpósio Internacional de Psicologia Social. Até o momento foram realizados três simpósios, todos com o objetivo de fomentar o diálogo teórico-metodológico entre pesquisadores da Psicologia Social que trabalham em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de modo a ampliar a compreensão dos fenômenos investigados, possibilitar a articulação entre conceitos e teorias diversas e consolidar esse campo de estudo.

Serviço:

Níveis de Análise e Formas de Intervenção em Psicologia Social
Dalila Xavier de França (org.)
Marcus Eugênio Oliveira de Lima (org.)

Scortecci Editora
Psicologia
ISBN 978-85-366-4614-5
Formato 14 x 21 cm
284 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home