DAVID BENEDICTO OTTONI / Flávio Ottoni Penido

David Benedicto Ottoni nasce em abril de 1857, quando seu pai Augusto e seu tio Theóphilo fundam a cidade de Nova Filadélfia, hoje Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Minas Gerais. Aos onze anos, acompanha seus pais no retorno ao Serro, terra natal de seu pai e de seus avós, Jorge Benedicto Ottoni e Rosália de Souza Maia. Seu pai torna-se, então, comerciante nessa cidade e também negociante de diamantes, onde os adquire e os vende no Rio de Janeiro, quando para ali sempre se dirige, no intuito de reabastecer os estoques do seu comércio. É nesse momento que a família se transfere para a capital federal, para que os filhos estudem.

O pai Augusto vende todos os seus bens e aplica o resultado na compra de lotes de diamantes para realizar a última venda no Rio de Janeiro. A família é surpreendida pela abrupta queda nos preços dos diamantes, devido à descoberta de abundantes reservas em Kimberley, na África do Sul. Como consequência, surge grande dificuldade financeira no meio familiar. David, através de seu tio Christiano Ottoni, consegue uma bolsa de estudos na capital, onde permanece também trabalhando para se manter. Entra para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se gradua aos 22 anos. Trabalhando como médico, é contratado por rico fazendeiro para assistir seus escravos. Mas David almeja voos mais longos. Decide, assim, partir para a Europa. No Velho Continente, fica por quatro anos, especializando-se em Oftalmologia. De volta ao Brasil, percorre o país de norte a sul, clinicando em pequenas cidades, tratando dos “males das vistas”, como assim eram chamadas as doenças oftálmicas pelos que o procuravam em busca de auxílio médico.

No Ceará, conhece e se casa com Maria Luiza Bezerra Monteiro, jovem de ilustre família cratense. Retorna ao Rio de Janeiro por breve período, seguindo em mudança com a família para a cidade paulista de São João da Boa Vista e, em seguida, para a mineira Poços de Caldas. Aí se estabelece e cria suas raízes. Com sua visão progressista, envolve-se na política local e se torna o primeiro prefeito da cidade. Mas essa é outra história, que será contada em um segundo livro, intitulado David Benedicto Ottoni – O Médico e o Político.

Flávio Ottoni Penido, organizador deste livro, é engenheiro, nascido em Poços de Caldas e residente em Belo Horizonte desde os quinze anos. É bisneto de David Benedicto Ottoni, neto de Zulmira Ottoni Coelho e filho de Henrique Jacques Penido e Maria Luiza Ottoni Penido. Tendo em mãos o farto material deixado pelo bisavô David e que se encontrava em lastimável estado de conservação, sentiu-se motivado a recuperá-lo e a compartilhar essa obra de inigualável valor com a família e a comunidade. Iniciou, então, o trabalho de digitação, seleção e revisão de textos. Entendeu que o contexto só estaria completo se também fosse apresentada a sua descendência até os dias de hoje. Um extenso, difícil mas prazeroso projeto teve início. Manteve contato com os descendentes de David e de alguns de seus irmãos, agregando infor-mações diversas e valiosas sobre os ramos familiares. Uma visita ao Crato, cidade onde David encontrou sua esposa Maria Luiza Bezerra Monteiro, foi de excelente valia. Também no Serro, terra dos pais e avós de David, na Casa dos Ottoni, enriqueceu seu trabalho. Foram tantos os escritos deixados por David que decidiu separar a obra em dois volumes: David Benedicto Ottoni – Sua História e Descendentes e David Benedicto Ottoni – O Médico e o Político. Este é o segundo ensaio de Flávio nessa área. No primeiro, resgatou o lado paterno em Maria Esthephania Ribeiro Penido – Sua História e Descendentes. Ali conseguiu reunir as diversas histórias e “causos” contados pela família e que se perderiam no tempo com a partida das gerações mais velhas. Fez também nesse projeto o registro dos descendentes de sua bisavó Esthephania.

Serviço:

David Benedicto Ottoni
Sua História e Descendentes
Flávio Ottoni Penido
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-4441-7
Formato 16 x 23 cm 
352 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home