APRENDENDO COM ELES - MEUS ALUNOS / Rachel Mesquita

Dizem que olhar para o mundo de lugares diferentes chama-se “mudar de perspectiva”. Acaso existirá coisa mais difícil do que uma tartaruga olhar para o mundo do ponto de vista de um leopardo? Tartaruga que se preze tem perspectiva de tartaruga e ponto final! Então, por que diabos a tal professora nos convidava para sair das nossas tão acomodadas perspectivas? Porque é isso que um mestre deve fazer e é isso que o leitor encontrará nas próximas páginas em relatos honestos, sinceros e diretos, típicas qualidades desta extraordinária professora: Rachel Mesquita.
Paulo Henrique Castro

Aprendendo com eles: meus alunos compõe-se de saborosas crônicas da professora de educação física e dança de salão Rachel Mesquita, recolhidas de sua experiência profissional, em que tanto ensinou como aprendeu. Seu foco, como o próprio título já deixa antever, é compartilhar vivências de aprendizado que obteve com seus alunos, mostrando que, ao se estabelecer uma relação horizontal no processo de ensino, o ato de transmitir e adquirir conhecimento amplia-se e traz benefícios para ambos os lados: aprende-se ensinando, e ensina-se aprendendo. Sem perder a sensibilidade e esquecer-se das pessoas, suas reflexões extrapolam a sala de aula e as relações professor-aluno, alcançam outros ambientes e situações e passam a dizer respeito às relações humanas como um todo.

De todas as histórias que ouvi e vivi com a Mestra Rachel Mesquita, o que mais me chama atenção é que sempre somos convidados a continuá-las... Rachel nos desperta e provoca, estimulando-nos a colocar pontos de interrogação, vírgulas, dois-pontos e até mesmo a repensar os finais, dizendo que não devemos pôr ponto final na fala de nenhum professor... Sempre nos dá margem para continuar a construir outras histórias a partir das que nos conta. Rachel é uma mestra porque nos desafia a ir além de onde acreditamos poder ir. É uma dessas pessoas que quando passa em nossas vidas marca para sempre... Neste livro, a partir de vivências reais, ela nos mostra de forma verdadeira e singela que podemos aprender muito mais com os nossos alunos do que eles conosco. E você? Ensina mais que aprende?
Marcelo Grangeiro dos Santos

Rachel Mesquita é mestre em Pedagogia do Movimento Humano, pós-graduada latu sensu em Educação Física Escolar, Dança Educacional e Metodologias para o Ensino Superior, graduada em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha, professora em escolas particulares e públicas nas cidades de Volta Redonda, Petrópolis e Rio de Janeiro. Foi professora na Universidade Católica de Petrópolis, Estácio de Sá e Gama Filho/RJ e deu diferentes tipos de cursos em todo o Brasil, América do Sul, Europa e Estados Unidos. É mentora, coordenadora, professora e coreógrafa do Projeto Social Alvinho’s Dance e do Grupo de Dança Pés Cariocas; coreógrafa da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e do Grêmio Recreativo e Cultural Mangueira do Amanhã, sempre com crianças; coordenadora pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem de Danças de Salão (Cardas), e professora de dança em navios temáticos da empresa Costa.

Serviço:

Aprendendo com Eles
Meus Alunos
Rachel Mesquita

Scortecci Editora
Literatura Infantojuvenil
ISBN 978-85-366-4731-9
Formato 14 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home