Receba nossa Newsletter: Nome Email

UNS E OUTROS VERSOS / João Luis dos Santos

Poesia comprometida com a poesia e com as pessoas. A arte da palavra dialogando com os temas do cotidiano e com o próprio fazer poético. "Uns e outros Versos" navegam nas veredas da vida e da arte. A parte Uns Versos, com poemas mais densos e temáticos da vida e do cotidiano do poeta. Já a parte Outros Versos vincula-se ao experimentalismo e jogo de palavras, com inspiração na poesia concreta.

Andarilho da liberdade

Andarilho
no meio dos versos
faz das palavras
sua estrada
seu caminho
suas veredas.

Feito cambaio
firme andante
sem esperas
em esperanças.

Cantando feito menino
feito povo
um canto
sempre novo.
João Luis dos Santos

Poeta comprometido com a vida e com a poesia. Em 1984 e anos seguintes, recebi algumas cartas e poesias de um jovem escritor, estudante de Letras, leitor de meus livros, apreciador apaixonado da poesia, militante da liberdade. Recebia cartões e declaração de amor à arte da palavra, esta que nos move sempre para a frente, alicerçando e construindo mundos. Essas correspondências tinham como remetente um jovem da pequena e calorosa cidade de Penápolis, interior do Estado de São Paulo, pequena, mas cidade certamente bem maior que a minha Barreirinha,  Amazonas. Eis que o tempo passa e o jovem poeta se transforma em professor, militante da esperança, da boa educação e da boa e necessária política e, logo, seu povo o elege prefeito de sua cidade, trabalhando intensamente em prol da cultura e das artes, da educação e exercendo os ofícios de gestor público. Pude apurar que João Luis não foi um prefeito-poeta, mas um poeta-prefeito, muito atento e dedi-cado à vida e aos sonhos de seu povo. Em 2012, em viagem para o interior de São Paulo, conheci Penápolis, sendo recebido pelo poeta, professor e prefeito João Luis dos Santos. Conheci museus, bibliotecas, praças, escritores, e recebi uma emocionante homenagem. Em verdade a poesia, em estado de graça e de arte, foi a grande homenageada. Agora, em 2016, em nossas mãos, Uns e outros versos, novo livro do sempre jovem poeta João Luis dos Santos, uma declaração de amor à poesia, poesia comprometida com a poesia, com a minha e a sua vida.
Thiago de Mello

Nascido em Penápolis, interior do Estado de São Paulo, em 23 de junho de 1965, João Luis dos Santos estudou Letras, Direito e Pedagogia. É professor da Fundação Educacional de Penápolis, advogado, supervisor de ensino na Diretoria de Ensino de Penápolis e atua como coach. Fez Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus de São José do Rio Preto – SP), orientado pelo escritor, poeta, ensaísta, Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves. Publicou Os entes do mundo nosso (Editora Independente), seu primeiro livro de poesias, em 1984, quando tinha 18 anos de idade. Depois de diversas publicações em revistas, jornais, periódicos e impressões coletivas, em 2004 editou seu segundo livro de poesias e crônicas, Penapoleia desvairada (Scortecci Editora), uma homenagem a sua cidade natal.
João Luis foi militante dos movimentos estudantis (Grêmio Estudantil e Diretório Acadêmico) e da Pastoral da Juventude. Atuou também em movimentos ecumênicos e supra-partidários em defesa e promoção dos direitos humanos, do meio ambiente e da educação pública de qualidade. Foi eleito e atuou como vereador (2001-2004) e prefeito da cidade de Penápolis por dois mandatos (2005-2012). Foi professor da Educação Básica e do Ensino Superior nas cidades de Penápolis, São Bernardo do Campo, Araçatuba, Birigui e Lins, entre os anos de 1990 e 2004. João Luis é filho de Plínio Ramos dos Santos (1926-1988) e de Jesuína de Souza Santos (1930-1998), baianos nascidos em Rio de Contas (BA) e com passagem por Medina (MG), cidade onde se casaram em 1950, transferindo-se o casal em seguida para Penápolis – SP. Penúltimo de cinco filhos (Eva, Adão, Edna, João Luis e Nilton), João Luis casou-se com Renata Torres Buranello Santos em 1999 e no ano seguinte noticiou-se o nascimento de sua filha, Laura Helena Buranello Santos.

Serviço:

Uns e Outros Versos
João Luis dos Santos
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-4833-0
Formato 14 x 21 cm
84 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home