CIDADANIA ATIVA / Francisco Assis de Jesus

Cidadania ativa se caracteriza na vontade e no desafio de expor um modelo de renovação ao senso crítico, tão ausente nos cidadãos pelos quatro cantos deste país. O autor confeccionou, com as palavras, o desenho daquilo que predomina a exclusão em todas as faces do ser humano. A reflexão se faz necessária. A sociedade precisa sair dessa inércia que abala como nunca sua dignidade e esperança. Mas isso só ocorrerá com determinação, esforço e vontade de cobrar o setor político. O que falta é compromisso de fato com a administração pública. É preciso aferir por que tanta ineficiência na educação, saúde, segurança e outros segmentos que incluem os serviços públicos.

Afinal, por que tudo é realizado  abaixo  do  esperado? Em Cidadania ativa, a ideia é a de contribuir para uma visão política mais adequada e ética, permitindo que o cidadão não seja vítima dos descasos e da ineficiência dos serviços públicos. Os efeitos dessa prática sem lisura são nocivos à vida da população. O conteúdo de informações sugeridas neste livro vai ajudar a facilitar o acesso para tornar possível suas reclamações que, muitas vezes, passam despercebidas, sem nenhuma importância para os que são cobrados no serviço público. A finalidade deste trabalho é que o leitor identifique, enquanto cidadão, que existem soluções para os problemas mais elementares e possíveis de resolver. No mais, o altruísmo não tem estado presente nas intenções políticas para a população por parte dos nossos representantes. “A presente obra apresenta de forma didática os aspectos relativos à construção da cidadania ativa combinando de forma muito cuidadosa teoria, prática e elementos da realidade contemporânea.

O equilíbrio destes elementos torna a leitura muito agradável como, por exemplo, na apresentação das “queixas” da população. Neste trabalho, o autor se preocupou em informar o leitor a respeito dos diversos aspectos da cidadania ativa, como a função do voto, os partidos políticos, a ética na política, a transparência de gestão, entre outros assuntos extremamente importantes e atuais na constituição da cidadania brasileira.” (Roger Quadros – extraído do prefácio)

Francisco Assis de Jesus, ou simplesmente Chiquinho Poeta, é professor universitário. Trabalhou 32 anos na rede pública estadual e 20 anos na rede particular de ensino. Pós-graduado em História, Sociologia, Filosofia e Educação (PUC-SP e USP). Curso de Aperfeiçoamento e Extensão: Ciências Políticas sobre o Materialismo Dialético Marxista e Liberalismo Político (PUC-SP). O professor, ao lado de suas pesquisas, retoma habituais reflexões e citações com referências temáticas mais diversificadas sob o ponto de vista da conjuntura política e sociológica contemporânea. “A humanidade está ameaçada por dois grandes perigos mortais: a ordem e a desordem.” Paul Valéry
Muito jovem, com 19 anos, iniciou no movimento de liderança cristã, um evento da Igreja Católica em paralelo ao movimento de Teologia da Libertação – 1978, supervisionado pela Diocese de Santo André através do bispo D. Cláudio Hummes em todo o ABCD. Foi palestrante de temas para jovens e de encontro para casais. Na questão política, ingressou na tendência socialista como mentalidade da época, décadas de 80 e 90. Logo depois, ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores em Ribeirão Pires e do Sindicato dos Professores (Apeoesp) em Mauá, onde iniciou como representante de escola e depois fez parte do Conselho de representante por vários anos. Hoje, sem partido e sem atuar no sindicato por opção. O pragmatismo político sob a dinâmica do descaso pleno deixa sem garantias significativas a maioria da população, e essa extremidade de desilusões faz com que as instituições entrem em crise. O autor é considerado um ativista social independente, até que esses conceitos se agreguem à realidade social.

Serviço:

Cidadania Ativa
Francisco Assis de Jesus

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-4868-2
Formato 14 x 21 cm 
52 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home