PRIMEIRO CURRÍCULO DAS ESCOLAS-MODELO REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO BRASIL E NA ARGENTINA / Raquel Josefina de Oliveira Lima / Maria Cristina Sanna

Esta obra é produto da tese de doutorado defendida na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Teve como objeto de estudo comparar as primeiras escolas-modelo referência na formação do enfermeiro no Brasil e na Argentina.

Foi realizado um estudo histórico documental e comparativo das escolas do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Brasil, e da Escuela Cecilia Grierson, em Buenos Aires, Argentina. Esta publicação resgata parte da história da enfermagem latino-americana, uma vez que trata da criação e implantação das primeiras escolas de enfermagem em dois países de grande representatividade no território em que estão inseridos. Acreditando na importância e necessidade contínua de resgatar a história da enfermagem, buscou-se, por meio da comparação, recuperar a história inicial da formação do enfermeiro, trazendo como contribuições um olhar para os currículos praticados, os cenários em que foram desenvolvidos, bem como as influências sofridas o que, poderá auxiliar no ensino da história de enfermagem.

Primeiro currículo das escolas-modelo referência na formação de enfermeiros no Brasil e na Argentina faz a comparação entre o ensino praticado no início do funcionamento das primeiras escolas de formação de enfermeiros de inspiração nightingaleana instaladas em países economicamente hegemônicos da América Latina, com a profundidade e a acurácia que interessa aos estudiosos da Educação no campo da Saúde e aos profissionais de Enfermagem. Nos resultados dessa pesquisa, Raquel Josefina de Oliveira Lima demonstra que, embora ambas as escolas tenham origem em iniciativa médica, a brasileira contou com apoio governamental e financiamento internacional, enquanto a argentina permaneceu por longo tempo suportada por esforço de iniciativa particular, sendo acolhida pela esfera estatal apenas tempos depois. A autora utiliza documentação interessante e abrangente – correspondências oficiais, relatórios anuais das escolas, programas oficiais de ensino, certificados de notas, listagem de alunos, prontuários acadêmicos e documentários oficiais das escolas, dentre outros, além de comunicações em eventos científicos, discursos e livros publicados por dirigentes das escolas analisadas, que permitem explorar não só a composição dos currículos praticados, mas também procurar pelas razões das escolhas feitas para a sua organização. A leitura permite acompanhar as semelhanças existentes no contexto social que condicionou cada currículo, que era semelhante a despeito da distância de quase 40 anos entre a abertura das duas escolas, e as diferenças entre o ensino praticado em cada uma delas, com características marcantes da influência do financiador americano no Brasil e, no caso argentino, da personalidade da idealizadora da escola.
Maria Cristina Sanna

Raquel Josefina de Oliveira Lima - Enfermeira, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da UNIFESP, e da Rede Ibero Americana de História da Enfermagem. Docente da Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenadora do Núcleo Clínico de Enfermagem e do Curso Técnico de Enfermagem do Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego da mesma instituição.

Maria Cristina Sanna - É graduada, Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado em História da Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na qualidade de pesquisadora independente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade de São Paulo e integra o corpo permanente de orientadores do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Tem cerca de cem artigos científicos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais e orientou nove dissertações de mestrado e sete teses de doutorado.

Serviço:

Primeiro Currículo das Escolas-Modelo Referência na Formação de Enfermeiros no Brasil e na Argentina
Raquel Josefina de Oliveira Lima
Maria Cristina Sanna
Scortecci Editora
Enfermagem
ISBN 978-85-366-4929-0
Formato 14 x 21 cm 
252 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home