NOVA DRAMATURGIA / Alberto L. Martins

Quando vamos às livrarias mal encontramos livros sobre dramaturgia. Alguns clássicos às vezes, mas nada compatível com a produção nacional, que se estende a roteiros, ensaios, novelas e peças de teatro. Os sites da internet ainda apresentam alguns resultados, primordialmente focados em comédias, mas quase nada em formato de livro. É verdade que textos prontos para representação podem se tornar uma leitura árida para olhares não treinados, porém convenhamos que folhas avulsas e fotocópias também não ensejam uma imersão cativante.

Talvez, se houvesse mais ciclos de leitura, o interesse do leitor poderia ser despertado, mas, sem dúvida, ainda assim faltaria ao produto final a característica mágica que o torna referência ou mesmo um livro de cabeceira. A produção cultural impressa requer qualidade, mas também disponibilidade, sem o que se limita a círculos de entendidos. Nesse sentido, Nova dramaturgia, livro com os textos de “Xeque-mate” e “Gloriosas amantes”, possibilita o resgate dessas possibilidades, na medida em que viabiliza a seus leitores a dramatização de fatos históricos e conflitos sociais emocionantes, extremamente contemporâneos.

A mais crua terra e o mais onírico céu retratados em dois textos de dramaturgia nos quais o amor, nas suas mais variadas formas, é o denominador comum.

XEQUE-MATE - Ainda que contada em versos e prosa, a vida pode ser considerada bruta, cruel e indecente quando revelados os conflitos por trás do projeto de urbanização de uma favela. É uma guerra de interesses pessoais que envolve desde o governador, o chefe de polícia, o bispo da cidade e os empresários até o chefe dos traficantes, seus matadores e o presidente da comunidade, revestidos em personagens de um jogo de xadrez em que sobrevivem os mais fortes e espertos. No entanto, é o lado humano de antigas paixões mal resolvidas entre um pai e um filho que ditará as condições para o xeque-mate.

GLORIOSAS AMANTES - As amantes de Hitler, Mussolini e Solano Lopes, em um encontro aparentemente impossível, disputam entre si o título de Gloriosa Amante e o direito a um lugar no céu. Ao morrerem, Eva Braun e Claretta Petacci já encontram Elisa Lynch no purgatório. Farpas e autoelogios por suas trajetórias históricas não são economizados frente a um juiz invisível, já que à perdedora o castigo será a insuportável incapacidade de voltar a sentir o amor.

Alberto L. Martins é carioca de Ipanema. Economista de profissão, já teve contos, poesias e uma peça de teatro premiados. Aposentado, atualmente vive no Rio de Janeiro (RJ) junto com seus cachorros gigantes e dedica-se principalmente aos dois filhos e cinco netos.

Serviço:

Nova Dramaturgia
Alberto L. Martins

Scortecci Editora
Teatro
ISBN 978-85-366-4884-2
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home