O HERÓI DE WALDLAUBERSHEIM / Valdir Cecil Schirmer

Este livro conta a história da imigração brasileira a partir da Europa, com base na vida de um personagem central: meu antepassado GEORG SCHIRMER, originário de WALDLAUBERSHEIM, no reino da Prússia, hoje Alemanha. Cada descendente de imigrante que ler este livro saberá o que sentiu e o que passou o seu antepassado, pois o que moveu a um moveu a todos; o que sentiu um, sentiram todos. São nominalmente mencionados neste livro dezenas de imigrantes, pois foram protagonistas da história da colonização brasileira.

Auxiliado pelos recursos da tecnologia e da psicologia modernas, procuro, neste livro, uma fórmula biográfica que me pareceu mais de acordo com a sensibilidade da nossa geração. Assumi comigo mesmo o dever de ressuscitar o universo interior e exterior de um homem. Servi-me, para isso, de todas as informações possíveis, contando com a impagável ajuda de amigos dos dois continentes envolvidos na narrativa. Como objetivo, tive unicamente o de expor todas as paisagens da alma humana. O meu ideal se resumiu em obter a verossimilhança psicológica de um romance, guardando a precisão histórica dos acontecimentos. Ainda que estudada a história psicológica de GEORG SCHIRMER, os que o acompanharam também foram retratados com a maior autenticidade possível.  A leitura deste trabalho não pressupõe o conhecimento total da vida de GEORG SCHIRMER ou dos demais imigrantes, mas serve para dar uma boa ideia do que eles passaram. Devemos honrar a sua memória e ser agradecidos a eles.

“Freund, was war es, was uns trennt?”
(“Amigo, o que foi que nos separou?”)
Valdir C. Schirmer

VALDIR CECIL SCHIRMER nasceu em Restinga Seca (RS), em 21 de março de 1952 e foi criado em Panambi (RS). Formou-se em Direito em Cruz Alta (RS) e advogou em Panambi, Porto Alegre, Curitiba, Agudo e região, e em Porto Seguro, na Bahia. Em Porto Alegre foi gerente jurídico do Banco Bamerindus do Brasil S.A., e em Curitiba, consultor jurídico do mesmo banco. Primeiro presidente do Conselho Regional do Presídio Estadual de Agudo, em cuja instituição lecionou religião aos reeducandos. Membro do Rotary Club e Mestre da Loja Maçônica Fraternidade, de Agudo. Ex-vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, de Agudo (Acisa). Ex-membro do Conselho Municipal da Saúde, de Agudo. Cofundador de duas instituições religiosas (sociedades espíritas), uma em Agudo, outra em Faxinal do Soturno (RS), palestrante e doutrinador mediúnico em diversas casas espíritas. Ex-conselheiro da subsecção da OAB de Agudo. Atualmente reside no distrito turístico de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia, e dedica-se apenas a escrever. É autor dos livros Amai-vos e instruí-vos, divagações sobre Deus, a Bíblia e Jesus de Nazaré, atualmente na segunda edição, e Jesus de Nazaré, o centurião romano e a cruz de cedro.

Serviço:

O Herói de Waldlaubersheim
Valdir Cecil Schirmer

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-4902-3
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home