MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE GUARULHOS / Gabriel Alves Pires

Pensar o patrimônio, a memória e consequentemente a preservação cultural resultou na reunião de depoimentos dos guarulhenses e das guarulhenses. Ao estudar o patrimônio edificado conhecemos mais que a cultura desenvolvida para construir o imóvel e nos aproximamos das pessoas que se relacionam com o espaço. Os moradores do bairro, os líderes populares, os funcionários municipais, os artistas populares são os verdadeiros donos do imaginário dos espaços patrimoniais públicos e tombados. Foram fundamentais as participações de Araci Borges Dias Martins, Cristina Maria dos Santos, Di Oriente e Edmilson Souza Santos. A obra Memórias e Patrimônios Históricos de Guarulhos traz listados vinte patrimônios guarulhenses materiais, edificados e tombados historicamente e apresenta o início dos estudos sobre o patrimônio imaterial.

Os depoimentos, histórias orais, as músicas, os mitos guarulhenses são a base de estudo neste livro. As visitas monitoradas aos patrimônios tombados materialmente, as oficinas de preservação patrimonial, as palestras, shows, festas e os estudos bibliográficos complementaram os trabalhos realizados nesta obra.

Gabriel Alves Pires é formado em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. É professor de Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Leciona em colégios particulares e escolas públicas. Pesquisador na área de Ciências Humanas, este livro, Memórias e Patrimônios Históricos de Guarulhos, sua primeira obra publicada, tem como ponto de partida as memórias e o patrimônio material. Mais que um livro, este trabalho foi um projeto executado nos anos de 2014, 2015 e 2016 com o objetivo de preservar o patrimônio de Guarulhos. Compilado através do levantamento de informações e entrevistas (história oral), o estudo é uma tentativa de preservar o patrimônio histórico tombado, pois não se pode ignorar a história contemporânea no Brasil e suas transformações. O livro traz também o “Manifesto do IPHAN” e resumidamente o Impeachment e último discurso da Presidenta Dilma Vana Rousseff em 2016. Assim, o autor registra o desrespeito aos direitos e votos que elegeram a primeira mulher como Presidente da República no Brasil e a tentativa de extinguir o Ministério da Cultura (MINC). Muito mais do que os patrimônios materiais e imateriais, temos que deixar como registro o estado de preservação dos direitos de todos os brasileiros e a importância de preservá-los. A necessidade de desenvolver a cultura e a preservação do nosso patrimônio nacional mostra a atualidade deste trabalho. É essencial, portanto, preservar os patrimônios históricos e mantê-los na memória para que não desapareçam com o tempo.

Serviço:

Memórias e Patrimônios Históricos de Guarulhos
Gabriel Alves Pires

Scortecci Editora
Patrimônio
ISBN 978-85-366-4971-9
Formato 14 x 21 cm 
132 páginas
1ª edição - 2016

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home