1984 - A MAIOR CONQUISTA DO FUTEBOL DE UBERLÂNDIA / Lucas Papel / Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 1984, a cidade de Uberlândia vivenciava sua maior conquista nos gramados do país. O Uberlândia Esporte Clube, com uma campanha fulminante, derrotara seus rivais locais e grandes times do Brasil para conquistar a Taça CBF, a Segunda Divisão de Futebol da época. O presente livro é um esforço jornalístico para contar e relembrar a história de uma equipe futebolística única, composta por grandes craques e comandada com brilhantismo pelos dirigentes e equipe técnica. Também é uma história de como o futebol era vivenciado no Brasil dos anos 1980.

De como os meios de comunicação se envolviam no apoio ao clube, de como uma cidade inteira torcia junto em uma única voz. O que buscamos aqui é um jornalismo que preza a memória de um esporte, de uma cidade, algo tão pouco buscado em nosso país. É um jornalismo que busca explicar um pouco do sorriso que está sempre presente no Estádio do Parque do Sabiá. Um sorriso que, tal como dizem camisetas, faixas e o próprio hino do Uberlândia Esporte Clube, representa o “como ontem, a luta é a mesma agora”.

Lucas Papel é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha na Rádio Globo Cultura AM de Uberlândia, onde atua como repórter esportivo, apresentador e operador de áudio. É pesquisador do Grupo de Pesquisa ESPORTÍDIA – Estudos Analíticos de Esporte, Jogos e Mídia (FACED/UFU). Fez a biografia do radialista Luiz Antônio Costa, de Patrocínio (MG), para o livro Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro (organização: Nair Prata e Maria Cláudia Santos, 2014).

Rafael Duarte Oliveira Venancio é jornalista, professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua no Curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Faculdade de Educação (FACED/UFU). É Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Possui também o mestrado em Ciências da Comunicação e graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo, todos também pela ECA/USP. É coordenador do Grupo de Pesquisa ESPORTÍDIA – Estudos Analíticos de Esporte, Jogos e Mídia (FACED/UFU). Tem outros cinco livros publicados, a saber: Difusão Metropolitana e Divulgação Científica (2007), Jornalismo e Linha Editorial (2009), Lenin e o Jornalismo Soviético (2010), A Linguagem da Massificação (2011) e A Pragmática do Jornalismo Popularesco (2013).

Serviço:

1984
A Maior Conquista do Futebol de Uberlândia
Lucas Papel
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-3786-0
Formato 14 x 21 cm 
104 páginas
2ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home