CASOS DE ALICINHA, ANEDOTAS E OUTRAS LOROTAS / Eliane Gouveia

Através da narrativa leve e sensível de Alicinha revelam-se casos, crônicas do cotidiano, conversas de criança, cenas engraçadas de família, anedotas, todas vivenciadas por ela, ou contadas, principalmente pela Comadre Cota e Zezeca, os dois homenageados pela autora. Com a máquina de costura emprestada de “Tunica”, uma das personagens do livro, a “costureira” Alicinha vai tecendo uma rede fantástica de histórias, algumas contadas por várias gerações, tiradas do baú de lembranças da “narradora-costureira”.

Histórias orais, ao mesmo tempo reais e mágicas, agora transpostas para o papel, registradas de modo singular pelas mãos da artista. Neste registro da língua simples do povo da roça, quase um dialeto, reside, na minha opinião, o grande valor da obra. É uma linguagem quase extinta, a cultura de uma região, retratada pelo olhar atento de Alicinha, que gosta de “inventar” a partir da realidade, gosta de rir de si mesma, nomear coisas e pessoas, assim como vários de seus personagens. E nesta quase brincadeira de contar “causos, anedotas e outras lorotas”, surgem crenças, valores, emoções, sapiências e “ingnorânças”, tudo com muito sabor e vivacidade. O leitor, assim como eu, tenho certeza, vai se deliciar com a leitura!!
Mena Vilela

ELIANE GOUVEIA nasceu em Ituiutaba, MG, no dia 29 de Março de 1956. É filha de Abílio Moura Guimarães e Teresa Franco Guimarães. É casada e tem dois filhos, uma filha e duas netas. Desde a infância ama a poesia. É fã incondicional dos grandes Escritores Adélia Prado e Manoel de Barros. É acadêmica da ALAMI - Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba – e tem obras publicadas em periódicos e livros de Antologias. Em 2008 publicou uma coletânea de poesias intitulada Poemas a Quatro Mãos em parceria com a escritora Mena Vilela e em 2010 lançou A Dona do Campo, ambos pela Editora Egil. Em 2014 publicou o livro de poemas A Sensitiva e o livro infantil A Colônia de férias, pela Editora Côrtes.

Serviço:

Casos de Alicinha, Anedotas e Outras Lorotas
Eliane Gouveia

Scortecci Editora
Anedotas
ISBN 978-85-366-4976-4
Formato 15 x 21 cm 
112 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home