DIÁRIO DE UMA ANALISTA / Rosangela Matos

Teoria e prática caminham de mãos dadas neste livro. Partindo de sua sólida experiência profissional e consequentemente das lacunas existentes nos tratamentos psicanalíticos, Rosangela nos presenteia com um tratado sobre o comportamento humano, no qual leva em conta o sujeito contemporâneo e as novas modalidades de sofrimento do mundo moderno. Ela nos ensina a lidar com a cabeça, esclarecendo dúvidas relacionadas aos tratamentos das doenças emocionais, área ainda de difícil compreensão e carregada de estereótipos, preconceitos e estigmas.

Sem negligenciar a psicanálise e todo o arcabouço teórico e metodológico herdados de Freud, Lacan e seus sucessores, Rosangela corajosamente nos propõe algo além da repetição de modelos, expondo a forma como pensa a psicanálise e a incansável busca por uma relação entre paciente e analista mais próxima e verdadeiramente humana. Com todo o cuidado são mostradas por ela as diferenças entre psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas, e o que cada um deles pode oferecer em termos de abordagem; como devem se comportar ética ou idealmente, o que se deve esperar de um tratamento, os tempos necessários, o papel dos antidepressivos na sociedade moderna, depoimentos de pacientes, relatos de casos, inadequações profissionais e teoria, sempre em linguagem acessível, fazendo do leitor um cúmplice de suas crenças e descobertas ao longo de sua trajetória clínica. De fato, um livro muito especial, escrito com amor e atenção ao próximo. Eu recomendo!
Prof. Dr. Fernando Campos Gomes Pinto - Neurocirurgião e neurocientista - Consultor da Rede Globo e parceiro do programa “Encontro com Fátima Bernardes”.

Voltando aos assuntos com minha amiga, ela sempre fazia elogios a Rosângela, e eu sempre retrucava: “Não quero não! A minha também é muito boa!”. Até que, depois de anos ouvindo falar desta “poderosa feiticeira”, resolvi conhecê-la. Mal sabia eu que ia dar trabalho. Passei um ano, isso mesmo, um ano aguardando alguma desistência! Trabalhei minha persistência, enviava mensagens quase que semanais para ela não se esquecer de que eu existia! Consegui... ah... como fiquei feliz! Encantei-me com a forma, com a metodologia de Rosangela Matos.

Primeiro ela me transmitiu enorme confiança e sensação de competência. Além de parecer humana. Profissional Humana. Sim, ela interage. Ela vibra, ela nos faz pensar! Ela não é aquela que não fala, não beija, não abraça, não briga e não dá colo. Faz tudo na hora certa. Ouve, acolhe, comanda, é dura quando precisa. Consegue, com sua habilidade, fazer com que a gente se veja e veja o outro. Uma feiticeira! Mas como fazer com que meu marido também fosse tocado por ela? Afinal, ela sempre foi muito direta e não ia passar a mão na cabeça dele, como na minha também não. Achei que ele não ia aguentar. Afinal, homens, pela sua própria natureza, são mais resistentes a se abrir, a falar de sentimentos. Consegui. Ele foi e adorou! Ficou menos tempo do que eu, porque ela teve que dar uma parada. Mas o resultado foi perceptível, pouco devido ao tempo, mas eficiente! Ele sempre fala que volta. Mas só pra ela. Precisa dizer que também foi enfeitiçado? Pois é... Aproveitem a oportunidade e conheçam um pouco mais do seu feitiço! Boa sorte!
Leonor Dantas Costa

Rosangela Matos possui formação em curso pedagógico de nível secundário, graduação superior em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo - São Paulo e formação teórica básica em Psicanálise no Círculo Psicanalítico da Bahia, complementada no Instituto Brasileiro de Psicanálise, com pós-graduação em Teoria da Psicanálise pela SOHESP e também em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana, pela Escola Bahiana de Medicina. Atende em Consultório de Psicanálise. Ex-professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia pela UNIMASTER na disciplina Neuropsicologia e Psicanálise e Educação. Autora de Monografia (indicada para Mestrado) que teve como tema “A Psicanálise aplicada à terapêutica”. Autora dos projetos audiovisuais “A loucura nossa de cada dia” e “Quantos de mim sou eu”. Colunista do Divã Coletivo no site Feminino e Além. Participa de várias entrevistas em canais conhecidos de televisão, abordando temas relacionados à Psicanálise.

Serviço:

Diário de Uma Analista
Rosangela Matos
Scortecci Editora
Psicanálise
ISBN 978-85-366-4830-9
Formato 14 x 21 cm 
448 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home