ELAS, AS NOSSAS PROFESSORAS / Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

De acordo com a frase de Garcia Marques “A vida não acaba com a morte e sim com o esquecimento”, a autora visa homenagear as professoras primárias, esteio da educação no Brasil. A profissão não tem tido a valorização merecida. Emprestam seus nomes à ruas, escolas, bibliotecas, mas, na maioria das vezes, as pessoas não sabem a razão dessa homenagem póstuma. Visa, também, mostrar a luta das mulheres contra a discriminação do gênero e, finalmente, homenagear as normalistas, ex-alunas da autora, que contribuíram para que ela se encantasse com a profissão que começara a exercer por necessidade e não por sua escolha. Em rápidas pinceladas o livro conta o nascimento da Escola Normal no Império e seu desenvolvimento na República, dando maior destaque ao Estado de São Paulo.

Biografias de professoras paulistas e de outros Estados foram relatadas por diferentes autores que mostraram a excelência do trabalho delas. Foram poucas as biografias por razões óbvias. Há um campo enorme a ser investigado. Oxalá mais pessoas se disponham a trabalhá-lo. Ao leitor, um lembrete: “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira”.
William Arthur Ward

A maçã na história

NA  BÍBLIA:
tentação;

COM G.TELL:
confiança;

COM  I. NEWTON:
descoberta da gravidade;

COM  A PROFESSORA:
carinho da criança e de seus familiares.

Hebe C. Boa-Viagem A. Costa - Advogada, educadora e socióloga. Formação: Biblioteconomia (PUC), Pedagogia e Ciências Sociais (USP) e Direito (UniFIG); OABSP 32.588. Publicações: Elas, as pioneiras do Brasil (também em e-book); Enfermeiras do Brasil; Elas vieram de longe; Elles sont venues de loin; Mestres; Coletânea; Cose che succedono; Vivências – Experiences; Una donna, una rivelazione; Femmes femmes, femmes...; Mulheres, mulheres, mulheres...; 4 livros infantis e participação em 50 antologias (algumas bilíngues). Prêmios e títulos: Medaille D’or – Academie Internationale Merite et Devouement Français; sócia honorária da REBRA (2014) – Prêmio Excelência Literária (2014) – Rede de escritoras brasileiras (REBRA); Ambassadeur – Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture; Menzione D’onore (2012; 2013; 2014) Associazione Internazionale Mandala; membro das academias da  AFPESP e da ABRASCI.

Serviço:

Elas, As Nossas Professoras
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

Scortecci Editora
Educadoras
ISBN 978-85-366-5037-1
Formato 14 x 21 cm
128 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home