DAVID BENEDICTO OTTONI / Flávio Ottoni Penido

Após o primeiro volume David Benedicto Ottoni – Sua história e descendentes, em que conhecemos a vida pessoal e as experiências de David, e também sua descendência, mostraremos neste segundo volume seus relatos como médico e humanista, suas viagens pelo Brasil de norte a sul, Uruguai, Argentina e Paraguai. Tais relatos e sua estatística são um importante testemunho das condições de saúde, em especial na oftalmologia, do Brasil daquela época. Também teremos oportunidade de conhecer o homem público, pois, não satisfeito em participar ativamente da vida brasileira como médico especialista, decidiu também dar sua contribuição à política da cidade que o acolheu, Poços de Caldas.

Prestou relevantes serviços através de cargos eletivos, presidindo a Câmara Municipal, exercendo o cargo de Agente Executivo e instalando a Prefeitura. Enfrentando os poderosos donos da terra, demonstrou a mesma coragem que seu pai Augusto e seu tio Theophilo tiveram ao implantar, nos idos de 1860, a cidade de Nova Filadélfia, hoje Teófilo Otoni, nos sertões do Vale do Mucuri em Minas Gerais. Desapropriou as terras necessárias para o desenvolvimento urbano da cidade. Implantou as avenidas Francisco Sales e João Pinheiro, retificou o rio marginal a essas avenidas, removeu os animais do centro da vila e promoveu o nivelamento das ruas e praças, o plantio de árvores, o ajardinamento das praças. Garantiu ainda as águas para servir à população, zelando pelas matas protetoras dos mananciais. Idealizou a avenida do Contorno – obra realizada somente na década de 1980. Colaborou na Revista de Poços, através da coluna “Em Prol de Poços”, em que demonstrava a visão progressista que desenvolveu ao longo de sua vida e quando morou na Europa. É o que veremos na segunda parte deste livro.
Flávio Ottoni Penido - Organizador

David Benedicto Ottoni deixou registros de sua passagem pela vida. Um exemplo que deveríamos todos seguir, independente de termos o brilhantismo do mesmo. Encontrou em seu bisneto Flávio Ottoni Penido aquele que deveria resgatar seus escritos e trazê-los ao conhecimento das gerações atuais e futuras. Eis que tão rica e tão bem registrada foi a sua vida que não foi possível ficar apenas no primeiro volume, David Benedicto Ottoni – Sua história e descendentes, o conjunto de suas reminiscências e sua carreira como pessoa, humanista, médico e político. Assim, fomos agraciados com a continuidade de seus relatos, agora focados na carreira de médico e de político que levou para Poços de Caldas as experiências que adquiriu nas suas viagens e em seus quatro anos de Europa. Durante sua vida viu surgir a energia elétrica, o telefone, o rádio, os automóveis, os navios de aço e a vapor. Defendeu e assistiu a libertação dos escravos, a queda da Monarquia, a mudança da capital de Minas Gerais para Belo Horizonte e os primeiros anos da República. Neste ano de 2017 David estaria completando 160 anos de nascimento. Na sua breve existência, de apenas 68 anos, viveu histórias que merecem ser lembradas até hoje.

Flávio Ottoni Penido, organizador deste livro, é engenheiro nascido em Poços de Caldas e residente em Belo Horizonte (MG). É bisneto de David Benedicto Ottoni, neto de sua filha Zulmira Ottoni Coelho e filho de Henrique Jacques Penido e Maria Luiza Ottoni Penido. Tendo em mãos o farto material deixado por David e que se encontrava em lastimável estado de conservação, sentiu-se motivado a recuperá-lo e a compartilhar essa obra de inigualável valor com a família e a comunidade. Iniciou, então, o trabalho de digitação, seleção e revisão de textos. Pesquisou também informações sobre sua bisavó Maria Luiza Bezerra Monteiro através de uma visita ao Crato, sua terra natal. Também esteve no Serro, terra dos pais e avós de David, na Casa dos Ottoni, onde enriqueceu seu trabalho. Este é o segundo ensaio de Flávio nessa área. No primeiro, resgatou o lado paterno em Maria Esthephania Ribeiro Penido – Sua história e descendentes. Ali conseguiu reunir as diversas histórias e “causos” contados pela família e que se perderiam no tempo com a partida das gerações mais velhas. Fez também nesse projeto o registro dos descendentes de sua bisavó Esthephania.

“Não olha adiante por sua posteridade aquele que não olha atrás por seus antepassados” – Edmund Burke, filósofo e político anglo-irlandês.

Serviço:

David Benedicto Ottoni
O Médico e o Político
Flávio Ottoni Penido

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-5051-7
Formato 16 x 23 cm 
296 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home