HISTÓRIAS DE CONQUISTA / Pe. Reuberson Ferreira, MSC (org.)

A vida, diria Gabriel García Márquez, não é apenas a “que a gente viveu, mas sim a que a gente recorda, e como recorda para contar o que viveu”. Ela é, portanto, aquilo que nós narramos para os outros e o jeito como contamos a eles. A vida, assim, é maior do que os fatos. É o conjunto de recordações, de emoções, de sentimentos e de experiências vividas que definem o modo como vivemos. As histórias do Jardim da Conquista, de modo análogo, não são apenas aquilo que o povo viveu, mas aquilo que muitos recordam e narram aos outros de como viveram.

Esta talvez seja a grande intenção por trás das páginas deste livro: narrar aquilo que o povo recorda da própria história. Trata-se de uma história grafada na memória e cunhada no coração de homens e mulheres que em tempos idos enfrentaram inúmeras intempéries com o intuito de conquistar um pedaço de terra que pudessem chamar de seu. Um verdadeiro jardim da conquista, que deu origem a uma vigorosa paróquia. A cada página vencida deste livro tem-se um feliz reencontro com a memória afetiva de uma comunidade, de um povo, de homens e mulheres que conquistaram um futuro menos sofrido. A cada capítulo, desvela-se o histórico de uma igreja de base que constituiu uma vicejante paróquia colocada sob a proteção de São Miguel. A leitura imprescindível deste texto insere o leitor no universo particular de uma história construída com garra e destemor.

Autores
Danyo Rodrigues Nascimento
José Antônio Lemos
Judite Rodrigues Nascimento
Maria do Socorro Fernandes de Castro Rodrigues
Reuberson Ferreira, MSC (Org.)
Rosy Paes
Valéria Almeida

A obra que agora está em suas mãos foi um sonho coletivo. Um esforço para celebrar os dez anos da Paróquia São Miguel do Jardim da Conquista, na arquidiocese de São Paulo. Ela foi escrita por muitas mãos a partir de testemunhos, depoimentos, leituras do livro tombo, atas das comunidades e outros documentos disponíveis. Está estruturada em três partes. A primeira apresenta dois artigos: um de cunho social, sobre como a ocupação tornou-se bairro, o outro de como o bairro-ocupação tornou-se paróquia, numa perspectiva histórica. Na segunda parte, há um coligido de testemunhos, depoimentos, memórias e recordações de homens e mulheres que ajudaram a escrever a história do Jardim da Conquista e da Paróquia São Miguel. Por fim, oito textos apresentam panoramicamente a história de cada uma das comunidades que hoje formam a atual tessitura paroquial dessa pequena parcela do povo de Deus nomeada Paróquia São Miguel Arcanjo. Como toda história narrada é sempre parcial e extraída de uma perspectiva, a daquele que escreve, este livro também revela apenas parte de uma história que foi vivida de forma muito mais ampla por uma miríade de pessoas que poderiam acrescentar muito mais aos fatos aqui registrados.

Serviço:

Histórias de Conquista
O Bairro e a Paróquia
Pe. Reuberson Ferreira, MSC (Org.)
Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-5126-2
Formato 14 x 21 cm 
96 páginas
2ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home