A DOENÇA DO ALCOOLISMO / Paulo de Abreu Leme / Paulo de Abreu Leme Filho

A dependência do álcool ganha, cada vez mais, espaço na agenda da saúde pública do Brasil. E não é para menos, pois pesquisas recentes apontam que cerca de 10% dos brasileiros são vítimas da doença do alcoolismo. Somados aos familiares, esse número se eleva à categoria de milhões de pessoas que, direta e indiretamente, são afetadas por esse drama social que ceifa vidas, sufoca talentos e causa enormes prejuízos ao País. O alcoolismo, infelizmente, ainda sofre com a falta de informação, com o preconceito e com a vergonha. Poucas pessoas se admitem alcoólatras, poucas famílias aceitam falar abertamente sobre o assunto. E este é um dos primeiros obstáculos a serem vencidos: o preconceito.

Diante desse quadro, o livro A doença do alcoolismo tem o mérito de trazer para o grande público um relato corajoso e sem meias palavras de pai e filho, ambos vítimas do alcoolismo – e ambos pessoas que deram a volta por cima e hoje reencontraram o caminho do equilíbrio e da vida produtiva em sociedade. Paulo Leme e Paulo Leme Filho romperam a barreira de sombras, tão comum aos dependentes que conseguem se recuperar, e decidiram dar sua contribuição para ampliar o debate e chamar a atenção para os perigos desta doença silenciosa, sorrateira, da qual nenhuma família pode se considerar imune. Ao livro seguiu-se outra iniciativa: o Movimento Vale a Pena, voltado para a orientação das famílias e que estimula o primeiro passo na busca pela recuperação. Afinal, sempre vale a pena. O movimento promove palestras e entrevistas e divulga o trabalho de entidades dedicadas ao assunto sem entrar no mérito do trabalho desenvolvido. Como diz Paulo Leme Filho, “o objetivo é somar esforços, e não dividir forças”.
www.movimentovaleapena.org
www.facebook.com/movimentovaleapena

Paulo de Abreu Leme tem 75 anos, é médico formado pela  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da mesma universidade, além de ser especializado em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Tem se dedicado, há mais de vinte anos, ao estudo da doença do alcoolismo e, desde então, já realizou centenas de palestras sobre o tema em empresas, sindicatos e associações, sempre de forma gratuita – inclusive (e em especial) para portadores da doença e seus familiares. No ano de 2011, foi convidado pela Câmara dos Deputados para participar de audiência relacionada aos trabalhos de comissão especial que se propôs a abordar causas e consequências do consumo de álcool no Brasil.

Paulo de Abreu Leme Filho tem 44 anos e é advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), cursando, no momento, MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Ambos, pai e filho, são portadores da doença do alcoolismo, encontrando-se em recuperação (isto é, sem qualquer ingestão de álcool ou outras drogas), respectivamente, há vinte e cinco e dezoito anos. Tanto as referidas palestras quanto a experiência pessoal de ambos (que conheceram, a fundo, todas as mazelas relacionadas à doença do alcoolismo) deram origem a este livro, cujo objetivo é o de, através do debate, colaborar com todos aqueles que, em maior ou menor grau, se encontram envolvidos na mesma situação.

Serviço:

A Doença do Alcoolismo
Paulo de Abreu Leme
Paulo de Abreu Leme Filho
Scortecci Editora
Autoajuda
ISBN 978-85-366-4041-9
Formato 14 x 21 cm 
148 páginas
3ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home