A VIZINHA E OUTROS CONTOS / Orlando Pimentel

Na adolescência, descobri Nelson Rodrigues nas folhas do jornal Última Hora. Eram crônicas diárias intituladas "A Vida Como Ela É". Sofri influências diversas: Guimarães Rosa, José Cândido de Carvalho, Dom Helder Câmara, Artur da Távola e Jorge Amado. Nenhuma delas com a força de Nelson Rodrigues. O título do livro poderia ter sido "Três Calcinhas", conto que abre o livro. Poderia, também, ser o conto "Um Acidente", que fecha o livro. Todos impregnados da influência de Nelson Rodrigues. A opção pelo conto "A Vizinha" ocorreu pelo fato de ter sido escrito no ano em que se comemorou o centenário do mestre. O livro todo é modesta homenagem a Nelson Rodrigues.

Chegando ao Itapoã, vi Orlando Pimentel. Passamos a caminhar juntos e iniciei conversa sobre livro que eu acabara de ler. Um livro muito interessante. Sete contos e, entre eles, um que me despertou mais a atenção. Fala sobre uma mulher que foi acusada pela Inquisição de tentar seduzir Jesus. O conto foi escrito em Praga, capital da República Tcheca. O autor, ao visitar a ponte Carlos, conheceu a estátua da mulher que acabou por tornar-se santa. Deve ter ocorrido ali a inspiração para o conto. Orlando, após me ouvir atentamente, contou-me que, também, havia escrito alguns contos. Interessei-me em saber sobre eles. Prometeu-me enviá-los por e-mail. Conforme ia recebendo os contos, ia lendo e pedindo mais. Li todos os que Orlando havia escrito até então e gostei muito. Passei a sugerir e, depois, a insistir que os publicasse. Orlando alegava que estava preparando livro de poesias. Realmente, algum tempo depois, publicou o Sem blindagem. Passado algum tempo, falei:
– Orlando, e os contos? Agora é a vez dos contos.
Ele respondia que estava corrigindo algumas coisas, mas iria chegar a hora.
O tempo passou até que, certo dia, em um dos nossos encontros no bar do clube, adiantou-me:
– Vou publicar e gostaria que você escrevesse alguma coisa sobre os contos. Ninguém mais indicado do que você que, além de conhecê-los, pôde discuti-los comigo.
No início fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, honrado com a proposta. Respondi que sim, que tentaria descrever como ocorreu a minha participação na publicação deste belo e interessante livro que tanto estimulei. Os contos, caro leitor, são fascinantes. Espero que goste. Eu adorei!
Ronaldo Ayres

Serviço:

A Vizinha
E Outros Contos
Orlando Pimentel
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-5215-3
Formato 14 x 21 cm 
108 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home