MARCEL DUCHAMP E A RECUSA AO TRABALHO / Maurizio Lazzarato / Tradução Gustavo Gumiero

Na história da humanidade, nenhuma geração sacrificou tanto tempo ao trabalho quanto aquelas que tiveram o azar de nascer debaixo do domínio do capital. No capitalismo, a humanidade é condenada a trabalhos forçados em todos os níveis de produtividade atingidos. Toda invenção técnica, social e científica, ao invés de liberar do tempo, estende ainda mais o domínio do capital sobre as nossas temporalidades.
Maurizio Lazzarato

Maurizio Lazzarato, filósofo e sociólogo italiano, é um dos grandes críticos do capitalismo da atualidade. Em sua juventude, na Itália, estudou Ciências Políticas na Università di Padova e participou ativamente da Autonomia Operaia, movimento de grandes lutas operárias que ocorreram principalmente no norte da Itália, demonstrando seu forte engajamento político. Forçado a se exilar na França em 1982, lá começava uma nova etapa em sua vida, ingressando, alguns anos mais tarde, na Université Paris 8. No Brasil, sua pesquisa é conhecida de forma segmentada e parcelar. Suas únicas obras publicadas até 2010 são Trabalho Imaterial (DP&A) e As Revoluções do Capitalismo (Civilização Brasileira), cujas páginas estão bem distantes de representar a plenitude do seu pensamento. Sobre o conceito “trabalho imaterial”, largamente discutido no Brasil, é necessário salientar que foi usado somente em seus primeiros escritos e nunca mais retomado pelo autor, que recusa fortemente a ideia dos desdobramentos posteriores de tal conceito, como “trabalho cognitivo”.

Sobre o tradutor: Gustavo Gumiero é mestre em Sociologia pelo IFCH/Unicamp e faz doutorado na mesma instituição, sendo orientado pelo Prof. Dr. Sílvio César Camargo. É um estudioso do capitalismo contemporâneo e defendeu a dissertação “Nas entranhas da máquina capitalista: entre sujeição social e servidão maquínica”, que se apoiou nos escritos de Maurizio Lazzarato a respeito desse tema.

Serviço:

Marcel Duchamp e a Recusa ao Trabalho
Seguido de Miséria da Sociologia
Maurizio Lazzarato
Tradução: Gustavo Gumiero

Scortecci Editora
Filosofia
ISBN 978-85-366-5170-5
Formato 14 x 21 cm 
80 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home