MOMENTOS E PALCOS DE HIPOCRISIA (SONETOS) / Gastão Rúbio de Sá Weyne

É de domínio público que a hipocrisia, antônimo de sinceridade, é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação. Neste livro de sonetos, intitulado Momentos e Palcos de Hipocrisia, foram escolhidas dezoito áreas temáticas, em prosa, de escritores consagrados, sobre as quais foram criados os sonetos, não havendo qualquer forma de cumplicidade entre os autores desses temas e o autor deste livro. As áreas selecionadas são assim discriminadas: 1. A hipocrisia social; 2. Meio ambiente e hipocrisia; 3. A hipocrisia no cotidiano; 4. Saúde e hipocrisia; 5. Esquerdismo chique e hipocrisia; 6. Hipocrisia no mundo dos adultos; 7. Insegurança policial e hipocrisia; 8. Pedofilia e hipocrisia; 9. Hipocrisia e informática; 10. Verdade e hipocrisia; 11. Hipocrisia na Igreja; 12. Mentira e hipocrisia; 13. O ser humano e a hipocrisia; 14. Hipocrisia e medicina; 15. Minoridade e hipocrisia; 16. Pastores e hipocrisia; 17. O povo e a hipocrisia; 18. Relações de trabalho e hipocrisia.

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um conjunto de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas de mesma natureza. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada. O presente livro é fruto de um despretensioso e cuidadoso trabalho de pesquisa sobre a hipocrisia. Buscou-se, inicialmente, escolher áreas variadas em que a hipocrisia ocorre, após acurada consulta a obras de consagrados escritores que se debruçaram sobre o assunto. Foram selecionados dezoito temas, em prosa, de livros e revistas publicados sobre o assunto “hipocrisia”, extraindo-se os seus mais significativos trechos, criando-se um soneto para cada, dando-se, assim, uma aura de prosa e poesia, sem qualquer forma de cumplicidade entre os autores dos temas selecionados e o autor deste livro.

GASTÃO RÚBIO DE SÁ WEYNE, de formação multidisciplinar, é Tenente-Coronel Reformado do Exército e sofreu repressão durante a ditadura militar. Vem dedicando a maior parte de sua vida ao ensino e à pesquisa em três áreas: 1) DIREITO E LITERATURA – É Advogado e Bacharel em Direito (FDUSP) e Doutor em Filosofia do Direito (FDUSP); 2) ENGENHARIA QUÍMICA – É Engenheiro Químico pelo IME-RJ; Mestre, Doutor e Livre-Docente em Engenharia Química (EPUSP); Pós-Doutorado em Design Projects pelo University College de Londres; 3) MATEMÁTICA – É Bacharel e Licenciado em Matemática (Instituto de Matemática e Estatística – USP) e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É Professor Associado, aposentado, do Departamento de Engenharia Química da EPUSP. Foi Professor Titular das seguintes instituições de São Paulo: PUC-SP, Universidade Mackenzie-SP (onde foi Diretor da Escola de Engenharia), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP-SP (Titular Pleno), Faculdades Oswaldo Cruz-SP e Faculdade de Medicina do ABC-SP, onde concluiu Livre-Docência em Operações Unitárias na Indústria de Medicamentos e Alimentos. Foi um dos fundadores e Coordenador do Curso de Direito da Unipalmares-SP, além de Professor Titular nesta instituição por cerca de 5 anos. É Advogado e Perito da Justiça Federal de Campinas-SP há mais de 40 anos. Publicou mais de 60 livros, escreveu mais de 100 artigos em revistas e participou de mais de 50 congressos. Formou mais de 10 pesquisadores (Mestres e Doutores) na Escola Politécnica da USP. É Grande Inspetor Geral da Maçonaria (grau 33). É violonista, lançando diversos CDs e um álbum com 19 músicas de sua autoria, publicado pela Editora Irmãos Vitale, de São Paulo. É Membro Efetivo da Academia Luso-Brasileira de Letras-RJ, da União Brasileira de Escritores-SP, da União Brasileira de Compositores-SP e da Ordem dos Músicos do Brasil-SP.

SERVIÇO:

Momentos e Palcos de Hipocrisia (Sonetos)
Gastão Rúbio de Sá Weyne

Scortecci Editora
Soneto
ISBN 978-85-366-5308-2
Formato 14 x 21 cm
56 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home