MEMÓRIA, VISÃO E ESPERANÇA / Luiz Lemos Leite

Parafraseando Vinícius de Moraes, um livro sem apresentação é como um rio sem pontes. Nada há que uma apresentação possa fazer por um livro, se ele mesmo não caminhar por suas próprias pernas. Memória, Visão e Esperança, obra autobiográfica de Luiz Lemos Leite, consagra e eterniza uma vida repleta de episódios marcantes e históricos. Verdadeira “testemunha ocular da História”, Luiz Lemos Leite, em um texto agradável e leve, narra momentos e passagens de sua vida que muitas vezes se confundem com relevantes momentos políticos, sociais e econômicos do Brasil no século XX.

Como ex-seminarista, Leite foi buscar em Santo Agostinho a inspiração para batizar sua obra e o fez de maneira magistral – afinal, Santo Agostinho afirmava: “Agora está claro e evidente para mim que o futuro e o passado não existem, e que não é exato falar de três tempos – passado, presente e futuro. Seria talvez mais justo dizer que os tempos são três, isto é, o presente dos fatos passados, o presente dos fatos presentes, o presente dos fatos futuros. E estes três tempos estão na mente e não os vejo em outro lugar. O presente do passado é a memória. O presente do presente é a visão. O presente do futuro é a esperança”.

A memória do Autor, representativa de mais de oito décadas, dos fatos passados com sua formação acadêmica e intelectual e com experiências colhidas em sua trajetória profissional, permite-nos conhecer um pouco da profícua e estimulante vida de quem foi íntimo do poder, mas por ele não se deixou seduzir. A visão do Autor, representativa dos fatos presentes, permite-nos compartilhar de um dinamismo ímpar de quem criou e fomentou uma atividade econômica vitoriosa e que, cotidianamente, nos últimos 35 anos, preside uma entidade empresarial, cuja respeitabilidade e representatividade extrapolou nossas fronteiras.

A esperança do Autor, representativa dos fatos futuros, é saber que o legado de Luiz Lemos Leite, repito, eternizado nesta obra literária, sirva de estímulo às gerações vindouras para que nunca se acovardem diante dos obstáculos da vida e defendam sempre um ideal, que pode até consumir uma vida, mas que durará uma eternidade.


“Quando jovens, julgamos saber tudo. Na meia-idade, damo-nos conta de que ainda há muito que aprender. Quando atingimos a idade madura, tornamo-nos capazes de contemplar e julgar o que foi a vida que tivemos.” O trecho acima, retirado da introdução deste Memória, Visão e Esperança, reflete com perfeição o espírito com que Luiz Lemos Leite se põe a narrar suas memórias. Espírito jovem e dinâmico, a despeito de seus mais de oitenta anos, e lúcido e ponderado, resultado, exatamente, de seus mais de oitenta anos vividos intensamente, percorrendo caminhos pessoais e profissionais exemplares, que servem de inspiração a todos quantos tiverem a oportunidade de ter contato com esta obra.

Serviço:

Memória, Visão e Esperança
Luiz Lemos Leite

Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-3289-6
Formato 14 x 21 cm  
292 páginas
2ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home