ANTROPOLOGIA JURÍDICA / Pietro Nardella-Dellova (org.)

Esta Antropologia jurídica: uma contribuição sob múltiplos olhares é um convite ao estudante de Direito a fim de que o mesmo saia de um ângulo (quase canto) dogmático, arrebente as algemas das instituições jurídicas e, gradualmente, passe a compreender o desenvolvimento das mesmas, seus objetivos e suas características. Mas, principalmente, serve para ajudar o estudante a compreender a pluralidade do mundo que o cerca, as variáveis dos relacionamentos humanos e permitir que chegue a outras chaves de leitura hermenêutica.

Há uma necessidade crescente de estudantes e estudiosos de que possam lançar seu olhar sobre a pessoa humana, sua marcha e sua natureza, para além do sistema jurídico, e apesar dele, com uma visão plural, humanizadora e proativa, contribuir para a emancipação do gênero humano. Vários autores, professores, militantes e pesquisadores, conscientes disso, reuniram-se com dedicação a fim de apresentar o presente livro – uma provocação ao diálogo em tempos de retrocessos, ódios e relativização dos direitos conquistados ao longo da história.
Pietro Nardella-Dellova

Esse livro foi pensado especialmente para estudiosos das Ciências Jurídicas e Sociais. Porém, não queria apenas escrever um livro que fosse básico para uma das disciplinas mais importantes do currículo comum – queria um livro provocativo de Antropologia Jurídica! Conforme Rita Voss, a Antropologia pode ser a ciência da busca de inspiração para os problemas humanos nas mais variadas formas de resolvê-los nas culturas tradicionais.

O mundo ocidental está convulsionado por problemas relativos à sexualidade, gênero, religião, à distribuição e acesso das riquezas humanas produzidas e à convivência entre culturas e estilos de vida diferentes. Esses problemas referem-se ao conhecimento e consciência antropológica da condição humana. Na tessitura, é importante localizarmos a Antropologia dentro de uma conceituação. Parece-nos que Lévi-Strauss, aliás o grande divisor de águas em tais estudos, oferece um enunciado conceitual interessante: O que é a Antropologia?

Ela procede de certa concepção do mundo ou de uma maneira original de colocar os problemas, uma e outra descobertas por ocasião do estudo de fenômenos sociais não necessariamente mais simples (como se está muitas vezes inclinado a acreditar) do que aqueles de que é palco a sociedade do observador, mas que – em razão das grandes diferenças que oferecem com relação a estes últimos – tornam manifestas certas propriedades gerais da vida social, que a Antropologia toma por objeto.
Pietro Nardella-Dellova

Serviço:

Antropologia Jurídica
Uma Contribuição sob Múltiplos Olhares
Pietro Nardella-Dellova (org.)

Scortecci Editora
Direito
ISBN 978-85-366-5423-2
Formato 14 x 21 cm  
404 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home