PULSAR / Valdenides Cabral

Preciso vencer o impossível dizer com palavras. Entre uma letra e outra há todo um rumor lá fora e aqui dentro elas se embaralham sem conseguir atravessar o umbral (quase invisível) que se interpõe entre a minha mão e o papel entre o olhar e o sentido. Olho a linha do horizonte e toda essa imensidão está dentro de mim, inconclusa,
como uma borra, um borrão, uma mácula, quasi-stellar.
Valdenides Cabral

De Valdenides Cabral eu tenho a dizer que nunca sei onde acaba a poetisa nem onde a pessoa começa. Que eu venho aprendendo a lê-la e a relê-la nos livros como se nos olhos. Na alma, como se na pele. Creio que a conheço um pouco, e a sua poesia, há alguns bons pares de anos. Mas isso apenas revela a desmedida do tempo dos afetos, em que escrever é respiração se-gunda, pulso vibrando em ritmo de versos. (Pulsar: fonte de radiação lumi-nosa em emissões brevíssimas, plena de pulsações rítmicas.

O verbete que nomeia o livro de Valdenides é o que lhe sugere a trajetória poética, “tal como acontece quando o amor nos revisita”?) Saberes. Sabores. Saibamos. (Porque transfundida assim, em estado de palavra, a um só tempo sombria e luminosa, a voz lírica em Valdenides é a memória que se esvai, delicada, “até que a transfusão sanguinária comece a borrar a folha em branco” e, nela, as persistentes impurezas.) Drummondiana. Ziliana. Bandeiriana. Pessoana, Mafalda. Ei-la aqui, una e plena. Cabralina? Mais Valdenides e menos João. Pois que aqui e ali cata feijão, reinventando o azul.

Nele provocando pulsações do vermelho. Que a poesia lhe pulse Coralina e que assim lhe seja: pois sabe a linguagem das gemas, sabendo a linguagem das pedras. O idioma que fala colorido, ainda que diga doloroso. O idioma que cala luminoso.
Seridó, agosto de 2017
Amarino Queiroz

Valdenides Cabral é paraibana de nascimento (São José do Sabugi) e potiguar por adoção (Parelhas). Professora de Literatura do Curso de Letras da UFRN, no campus de Currais Novos. Publicou pela Scortecci Poesia Menor (2009) e Pontos de Passagem (2011).

Serviço:

Pulsar
Valdenides Cabral

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-5362-4
Formato 14 x 21 cm  
88 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home