VITAMINA D / Catarina Magalhães Porto

Com vivência no Núcleo de Atenção ao Idoso e no Hospital das Clínicas, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a partir das pesquisas realizadas durante o mestrado em Gerontologia (UFPE), além do olhar clínico e cardiológico, os conhecimentos em Fisiologia Humana e Medicina Ortomolecular de Catarina Magalhães Porto agregam enorme valor na otimização e condução terapêutica à população idosa que não consegue uma resposta adequada ao tratamento clínico conservador sem adicionar mais riscos e danos à sua saúde cardiovascular, tema deste livro.

Seu mestrado em Gerontologia teve como base a pesquisa sobre a associação entre a deficiência de vitamina D e riscos cardiovascular e de insuficiência cardíaca nos idosos atendidos nos ambulatórios de cardiologia do Hospital das Clínicas e do NAI, ambos na UFPE, obtendo como resultado que aqueles idosos com níveis séricos mais baixos de vitamina D tinham aumento dos riscos cardiovascular e de insuficiência cardíaca. Como doutoranda em Neuropsiquiatria, tem projeto de avaliar os efeitos da vitamina D em pacientes acompanhados nos ambulatórios de psiquiatria. Com o envelhecimento populacional e consequentemente aumento do número de idosos no Brasil e no mundo, proporcionar um envelhecimento saudável, garantindo melhor qualidade de vida e prevenindo as doenças crônico-degenerativas, é objetivo de políticas de saúde em países desenvolvidos, assim como da pesquisadora e autora.

Catarina Magalhães Porto é natural de Arcoverde (PE). Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1986, com residências médicas em Clínica Médica e em Cardiologia, no Hospital das Clínicas, pela UFPE, é mestre em Gerontologia pela UFPE (2016) e especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Com pós-graduação em Perícias de Saúde e em Ciências da Fisiologia Humana e em Endocrinologia e Metabologia, a médica atua na área de Cardiologia e Clínica Médica. É médica do Hospital das Clínicas atendendo como cardiologista no Ambulatório de Cardiologia e no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) da UFPE, e também médica analista do Ministério Público Federal na área de Clínica Médica, trabalhando na Procuradoria da República em Pernambuco. Atualmente, cursa doutorado em Neuropsiquiatria, pela UFPE.

Contato com a autora
catarinamqo@gmail.com

Serviço:

Vitamina D
O Hormônio na Proteção Cardiovascular dos Idosos
Catarina Magalhães Porto

Scortecci Editora
Medicina
ISBN 978-85-366-5146-0
Formato 16 x 23 cm
228 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home