2017 GÍRIAS DO BANDIDO BRASILEIRO / Antonio Monteiro

Essa foi a maneira mais correta, no meu ponto de vista, que encontrei para externar a todos vocês que queiram ler a magnífica obra do inenarrável baiano, do ímpar poeta, do motivador cronista e tantas outras coisas mais que poderia acrescentar ao currículo da vida de Antonio Monteiro. Este livro, que por agora está em suas mãos, caro amigo leitor ou amiga leitora, é simplesmente uma obra sem igual para o mundo da leitura e da literatura nacional, podendo também vir a ser uma obra que se espalhará a alguns países do mundo: é o livro 2017 gírias, maravilhoso.

Para chegar a escrever algumas palavras acerca desta obra, que não é apenas útil à população briosa e dotada de honestidade e também trabalhadeira, que se dedica a uma boa leitura e que está aberta a novas expressões (até porque e graças a Deus a nossa língua portuguesa é viva e bastante mutável), mas, também, ela serve maravilhosamente àqueles que são do próprio mundo de onde, praticamente, as gírias são oriundas. Todas as pessoas do Brasil são conhecedoras de alguma gíria, de alguma expressão idiomática, de algum jargão, de algum termo dicionarizante, e, além de tudo isso, há de se defrontar com alguma nova expressão que o fará ficar estarrecido e há de se render também ao pensar: o que isso quer dizer? O que vem a ser essa expressão? O que ele quis dizer com isso? De onde vem esse dizer?

E é aí que vem a colaboração pra lá de rica deste homem que eu deveria cobrir e recobrir de adjetivos positivos, mas que resumirei em apenas um: CRIATIVO. Isso mesmo, escritor criativo com seus pensares e ideias mirabolantes, para externar para a sociedade brasileira, e quiçá para o mundo, esta obra com duas mil e dezessete gírias, as quais simplesmente vêm acrescentar e enriquecer o conhecimento de um vocabulário diferente de todos aqueles e aquelas que se entregam a ler um livro, principalmente um livro de Antonio Monteiro.
NATHALIE ALVES
PEDAGOGA
Professora do Estado de Pernambuco

Antonio Monteiro nasceu em 1948, portanto, neste ano de 2017 completou 69 anos de vida muito feliz. É Oficial da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Ex-Território Federal de Rondônia. Soldado e sargento na Polícia Militar da Bahia, em 1977 foi convidado para integrar a mais nova Polícia Militar do Brasil. Trabalhou ao todo 35 anos. Na reserva remunerada – aposentado – teve a honra de ser convocado para trabalhar no Sistema Penitenciário do Estado de Rondônia, atuando em três presídios e na Colônia Agrícola Penal dois anos consecutivos. Sua atuação no sistema penitenciário lhe rendeu um livro: 620 gírias e frases utilizadas por apenados nas cadeias brasileiras, publicado pela EDUFRO – Editora da Universidade Federal de Rondônia, em 2006. Em 2013 publicou a obra A diversidade linguística entre policiais militares e bandidos – O livro mais completo da linguagem entre policiais militares e bandidos do Brasil. Graduado em Letras Português e Literaturas pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia, pós-graduado em Leitura e Produção de Texto pela UNIJORGE – Centro Acadêmico Jorge Amado, Salvador – Bahia e mestrando em Educação de Professores, publicou 23 livros e participou de 17 antologias em editoras do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rondônia. Mantém por conta própria o Projeto UM ESCRITOR EM CADA CANTO É UM ENCANTO, que descobre novos talentos da literatura brasileira. Em Queimadas – Bahia, cidade natal, em 2006 foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Poeta Nonato Marques pela Câmara de Vereadores. Também foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Príncipe da Beira, maior comenda da Polícia Militar de Rondônia. Considera-se um escritor eclético, um baiano/rondoniano. Reside em Salvador – Bahia, no bairro de Itapuã.
monteiroantonio82@yahoo.com.br.

Serviço:

2017 Gírias do Bandido Brasileiro
O Vocabulário do Submundo do Crime
Antonio Monteiro

Scortecci Editora
Linguística
ISBN 978-85-366-4996-2
Formato 15 x 22 cm
80 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações


Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home