PORTUGUÊS, NEOPORTUGUÊS BRASILEIRO E RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS / Joéliton Sueldo Araújo

Um ‘direcionamento’ prévio emerge do título deste livro: não esquecendo o Português Internacional Comum – por força de laços linguístico-culturais e de acordos multilaterais –, mas em relação à denominação do vernáculo do Brasil, aqui se utiliza, preferencialmente, Neoportuguês Brasileiro. A expressão transcende nacionalismos e assinala não só um pertencimento linguístico ‘novo’ (’neo’) ao que possa ser ou ter sido o idioma ‘português’, mas também um afastamento linguístico por meio da delimitação desse ‘português’ pelo termo ‘brasileiro’, no caso o(s) idioma(s) usado(s) espontaneamente pela maioria dos brasileiros.

A complexidade das questões envolvidas exige o diálogo com estudiosos de diversas tendências e formações: linguistas, sociolinguistas, gramáticos tradicionais, semiólogos/semioticistas, educadores, analistas literários, antropólogos, etc. As análises e modelos se concretizam em diversos gêneros textuais/discursivos – resenha de livro, comentário didático, ‘carta de leitor’ (simulada), artigo científico (e transdisciplinar), resposta didática, ensaio didático, sequência didática –, ‘enlaçados’ pela reflexão linguística em uma perspectiva sociointeracionista e lúdica, portanto atenta às necessidades e curiosidades dos usuários da língua que circula em outros tantos gêneros.

Configurando análises e modelos inovadores e partindo de uma visão ampla do(s) idioma(s) e dos atos de falar, ler e escrever, este livro aprofunda certos elementos de semântica, pragmática, sintaxe, lexicologia, morfologia e fonologia.

O leitor encontra discussões sobre a autonomia do vernáculo brasileiro, fundamentos da elaboração de textos, caracterização do artigo de opinião objetiva, retextualização resultando em ‘carta de leitor’, adjetivo e adjetivação em geral e em contos tradicionais, aplicabilidade dos estudos semânticos e pragmáticos, clivagem em geral e em textos jornalísticos e de entretenimento, versatilidade de partículas como o ‘até’, atualidade das frases de sabedoria em geral e de base latina, formulação de sequência didática, relação entre textualidade e coerência.

Espera-se que a obra sirva a estudantes, professores e outros profissionais que utilizam a língua(gem) nas suas atividades e a todas as pessoas que buscam compreender melhor os textos circulantes em variados domínios discursivos, processo que conduz essas pessoas à expansão de sua capacidade crítica e criativa.

Joéliton Sueldo Cavalcante Araújo é licenciado em Letras/Português (UEPB), pós-graduado em Docência na Educação Superior (Claretiano – Centro Universitário), com experiência de pesquisa transdisciplinar e de elaboração de material didático na Educação de Jovens e Adultos. Na seara poética, prepara – sem pressa – a publicação da obra Zurros e participa de antologias. Também é autor do livro Mundo literário e relações socioculturais (Scortecci, 2017), par dialético deste Português, neoportuguês brasileiro e relações socioculturais.

Serviço:

Português, Neoportuguês Brasileiro e Relações Socioculturais
Joéliton Sueldo Araújo

Scortecci Editora
Linguística
ISBN 978-85-366-5309-9
Formato 14 x 21 cm  
104 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home