OS MADRIGAIS DE CARLO GESUALDO / Rafael Luís Garbuio

Um livro dedicado a todos aqueles que se interessam pela obra do compositor italiano Carlo Gesualdo. Seja por conhecê-la e desejar aprofundar-se, ou pelo interesse em obter um auxílio antes de um contato inicial. O compositor nascido na segunda metade do século XVI, tornou-se um marco na história da música ocidental por ter elaborado uma obra quase inclassificável. A base de sua escrita musical pode ser identificada nos seis livros de Madrigais Italianos publicados entre os anos de 1594 e 1611. São nestas obras que encontramos as mais belas e intrigantes páginas musicais do final do Renascimento, e através delas é que conseguimos apreciar o amadurecimento artístico deste que é um compositor sem par na história da música.

Para que se possibilite um entendimento adequado de sua estética, este livro propõe uma visão ampla do assunto, através de uma cuidadosa análise histórica e técnica de sua escrita. Em se tratando de um compositor do século XVI, a questão textual torna-se a alma de toda a compreensão de sua música. A partir disso, este livro identifica e caracteriza o que chamou de “Ideal Poético de Carlo Gesualdo” - conjunto de predileções textuais que orientaram as escolhas musicais do compositor e hoje poderão orientar a apreciação e o entendimento de toda a sua música. Além de esmiuçar sua obra e seu entorno artístico, este livro tem por objetivo aproximar o leitor o mais perto possível das intenções musicais de Carlo Gesualdo.

Este livro originou-se da tese de doutorado de mesmo título defendida na UNICAMP em 2015. O trabalho foi orientado pelo Professor Doutor Carlos Fernando Fiorini e recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2016 como um dos dez trabalhos científicos mais relevantes do ano na sua área de conhecimento.

Rafael Garbuio é natural da cidade de Porto Ferreira – SP. Formado em Regência Plena pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, dedicou todo o seu trabalho como pesquisador à obra do compositor italiano Carlo Gesualdo, pela qual desenvolveu sua Dissertação de Mestrado e sua Tese de Doutorado. Tendo uma relevante experiência profissional como Regente de Coro e Banda,e também como Professor de Música, Rafael Garbuio atualmente é Professor Adjunto de Regência Coral da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Serviço:

Os Madrigais de Carlo Gesualdo
Um Estudo Interpretativo à Luz de Seu Ideal Poético
Rafael Luís Garbuio

Scortecci Editora
Crítica Literária
ISBN 978-85-366-5371-6
Formato 14 x 21 cm 
256 páginas
1ª edição - 2017

Mais informações:

Catálogo de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home