Receba nossa Newsletter: Nome Email

MUITO ALÉM DE MIM / Roberto Barsotti

Trata-se de um conjunto de poemas; alguns contos versando sobre os mais diversos assuntos; finalizando com um pequeno dicionário humorístico.

Roberto Barsotti nasceu em Pisa, Itália, aos 16 de fevereiro de 1940. Sobreviveu à guerra e em abril de 1953 emigrou para o Brasil com os pais, onde posteriormente adquiriu a cidadania brasileira. Após concluir o ensino médio, trabalhou nos então bancos Novo Mundo e Moreira Salles, continuando os estudos no período noturno. Em 1966 ingressou na recém-inaugurada Escola de Comunicações Culturais (ECC), da Universidade de São Paulo (USP), hoje Escola de Comunicações e Artes (ECA). Em 1968 ingressou no curso noturno de Filosofia, também da USP, curso esse abandonado dois anos depois por absoluta falta de tempo. Após formar-se na ECA, fez parte da equipe de automação da biblioteca do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), antigo Instituto de Energia Atômica (IEA), pelo qual fez um estágio de seis meses no European Nuclear Documentation System, em Luxemburgo; lecionou na ECA/USP e na FATEA de Santo André; coordenou o Centro de Referência Bibliográfica em Artes do Instituto Cultural Itaú; dirigiu o Serviço de Acesso à Informação e ao Documento no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP); participou da “Conferencia Internacional sobre Bibliotecas Universitarias” na Universidad Autónoma de México (UNAM); foi bolsista do governo espanhol para participar do curso “La Biblioteca Pública en la Sociedad de la Información y el Conocimiento”, em Madrid, com duração de um mês; deu vários cursos e proferiu palestras; participou de eventos nacionais e internacionais e bancas examinadoras; escreveu vários artigos, apostilas, manuais e um livro intitulado A Informática na Biblioteconomia e na Documentação. Em 2010, responsável pela área de projetos do SIBi/USP, foi vitimado pela aposentadoria compulsória ao atingir os 70 anos de idade e, contra a vontade, foi obrigado a deixar de trabalhar.

Ufa, consegui; selecionei o material que me pareceu mais oportuno, juntei tudo e o transformei em livro. Como disse no prefácio, queria um livro para minha satisfação pessoal. Nunca tive a pretensão de escrever e divulgar visando um público ou algum tipo de galardão. Pretendo distribuir exemplares para familiares e amigos (espero que depois de lerem o conteúdo, se o lerem, continuem meus amigos) e pessoas de meu relacionamento. Alguém lerá, alguém gostará, outros não. Eu lerei e gostarei. Seja como for, perdoem minha presunção (escrever um livro? Quem ele pensa que é?), mas fiquem certos de uma coisa: o que escrevi é honesto, é o que sinto, não “forcei a barra” para agradar quem quer que seja, muito menos críticos e intelectuais de profissão (aos quais, aliás, este livro não se destina e do qual, certamente, nem tomarão conhecimento, para minha alegria). Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.
(Antonio Machado)

Eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade.
(Clarice Lispector)

Serviço:

Muito Além de Mim
Roberto Barsotti

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-5442-3
Formato 14 x 21 cm 
232 páginas
1ª edição - 2018

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home