Receba nossa Newsletter: Nome Email

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA INDÚSTRIA SALADEIRIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA ARGENTINA - BRASIL - URUGUAI / Maximiliano G. R. Meirelles

Assim como o Polo Charqueador de Pelotas trouxe para a região riqueza material (sua maior expressão: arquitetura da cidade) e cultural (a literatura de Simões Lopes Neto), o Polo Saladeiril da Fronteira também trouxe para a tríplice fronteira riqueza material (os casarões de Uruguaiana, Quaraí e Sant’Ana do Livramento, e as pontes inglesas de ferro sobre os rios Quaraí e Itaqui) e riqueza cultural (a literatura de Ophelia Calo Berro) e base material para a obra de Cyro Martins, Dyonélio Machado, Alceu Wamosy. Atraiu para a fronteira a obra do português Ribeiro de Magalhães, o francês Emile Soulez, o uruguaio de origem francesa Pedro Clouzet, o brasileiro de origem francesa Carlos Francisco Reverbel, o francês Aimé Goujaud, os ingleses George Charles Dickinson e Ernest Dickinson, o uruguaio de origem galega Emilio Calo, D. Aurora Berro Chopitea e Ophelia Calo Berro.

Maximiliano G. R. Meirelles é autor dos estudos Sabina, a novela histórica de Salvador E. Porta (2004), Lila Ripoll, o talento que venceu o tempo (2005), Introdução à poesia hispano-árabe (2006), todos em edições bilíngues português-espanhol, e História do Pampa – Algumas considerações (2012), edição bilíngue português-inglês. Participou dos principais eventos culturais do Mercosul: Seminario: Políticas Culturales en el Marco de la Integración Regional (1991), em Montevidéu, Encontro de Escritores da Rede de Mercocidades (2000) e Simpósio Internacional: A Arte Contemporânea (2005), em Porto Alegre (RS). É curador da Biblioteca Centenário de Lila Ripoll, inaugurada em 12 de agosto de 2006, e do Memorial dos Saladeiros, registrado em 16 de julho de 2008 e inaugurado junto com o projeto do Museu da América Pampiana em 1º de novembro de 2008. O museu promove estudos de Antropologia, História, Literatura e Linguística Pampiana.

Serviço:

A Verdadeira História da Indústria Saladeiril na Tríplice Fronteira Argentina - Brasil - Uruguai
Maximiliano G. R. Meirelles

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-5256-6
Formato 14 x 21 cm 
256 páginas
1ª edição - 2018

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home