AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, AMBIENTAL, SAUDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL INTEGRADOS / Helder Antônio da Silva

Atualmente as organizações, principalmente as indústrias, buscam, cada vez mais, alternativas para se manter no mercado ou até para obter novos mercados. A busca incessante pela melhoria contínua além da evolução do mercado tem exigido maior equilíbrio entre o comportamento humano e os sistemas produtivos. Várias organizações optaram pela integração dos Sistemas de Gestão como uma das formas ou modelos estratégicos de gestão visando à sobrevivência frente ao mercado globalizado com reconhecida eficiência. A Gestão Integrada alinha os Sistemas de Gestão da Qualidade (conforme ISO 9001), Ambiental (ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001) e, em alguns casos, inclui também a Responsabilidade Social (SA 8000 ou NBR 16000). Esses sistemas de gestão exigem que sejam realizadas auditorias para avaliar a eficácia do modelo de gestão implementado e buscar melhorias para os processos e atividades desenvolvidos pela organização. No entanto, existem poucos livros sobre o assunto, não permitindo aos profissionais e alunos de vários cursos uma aprendizagem fora das organizações que implementaram tal forma de gestão. Considerando essa necessidade e sua experiência de mais de dez anos como auditor de Sistemas de Gestão Integrados, obtida na IMBEL e na INB, Helder Antônio da Silva apresenta este livro, objetivando ajudar colegas auditores e também aqueles que desejam obter conhecimento básico sobre auditoria de sistemas de gestão integrados.

Helder Antônio da Silva nasceu em Santos Dumont (MG). É doutor em Administração de Empresas pelo IAG da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia da Produção pela Unesp – Guaratinguetá, especialista em Engenharia da Qualidade pela PUC de Minas Gerais e engenheiro industrial mecânico pela Funrei. Atualmente é professor e membro do colegiado do curso de Administração, e professor e vice-coordenador do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena. É ainda chefe do Departamento de Educação e Tecnologia, líder do grupo de pesquisa em Estratégias e Organizações, membro do Comitê Editorial da Revista PluriTAS e revisor da Revista Eletrônica de Administração (ReA) da UFSM e da Revista Sodebras na área de Administração Estratégica e Métodos Quantitativos. Foi Coordenador Geral de Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais entre 2010 e 2011. Atuou como engenheiro e auditor nas empresas IMBEL, EMBRAER e INB, e como Chefe de Divisão de Serviços Públicos na Prefeitura Municipal de Santos Dumont. Publicou o livro Método para Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional Integrados e, em conjunto com alunos e professores, mais de trinta trabalhos em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais na área de Administração e Engenharia de Produção.

Serviço:

Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional Integrados
Helder Antônio da Silva

Scortecci Editora
Auditoria
ISBN 978-85-366-5484-3
Formato 14 x 21 cm 
88 páginas
1ª edição - 2018

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home