Receba nossa Newsletter: Nome Email

MEUS ENCONTROS COM MENOTTI / Osmar Baptista Silva

Nesta obra, Osmar Baptista Silva relata os muitos encontros com o escritor, poeta e político Paulo Menotti Del Picchia, avô de sua esposa, na época que ele estava escrevendo suas memórias, por volta da década de 70, e que depois se converteriam no livro A Longa Viagem. Através desses contatos o autor pode esclarecer várias atuações importantes de Menotti no mundo literário e político e ainda fatos no seu convívio familiar. Obteve informações interessantes sobre como foi criada a sua principal obra, o poema Juca Mulato, que fez tanto sucesso no mundo literário. Alguns dos fatos reportados por Menotti dizem respeito a sua vivência política na década de 40. Ele, que havia defendido a Revolução de 1932, tendo sido até preso, teve que tomar decisões importantes, envolvendo a sua aproximação com o presidente Getúlio Vargas e participação em seu governo, fatos esses que não apareceriam em suas memórias, cujos relatos terminariam em 1930. Existem outras descrições passadas em ambiente familiar, tais como suas manifestações sentimentais quando estava para perder a sua segunda esposa, Antonieta.

Osmar Baptista Silva conheceu o famoso escritor e poeta Menotti Del Picchia e sua segunda esposa, a igualmente famosa pianista Antonieta Rudge, quando ainda era criança, em Santos (SP), na década de 40. Ficou depois sem vê-los pessoalmente por duas décadas. Só via Menotti pelos noticiários. Na década de 60, já em São Paulo, por coincidência, o autor teve oportunidade de namorar e casar-se com Lais, a primeira neta de Menotti. Então, veio a ter contato com toda sua família nas festas e reuniões que eram sempre realizadas na casa do autor. Esses encontros passaram a ser mais frequentes e longos quando Menotti se pôs a escrever as memórias de sua vida e escolheu Lais para ser a datilógrafa e revisora de seus textos. Menotti Del Picchia era dotado de uma memória fantástica e o autor teve a oportunidade de conversar por longos períodos com ele, obtendo muitos detalhes de sua vida literária e política. Muitos dos assuntos conversados apareceriam no livro de memórias, chamado A Longa Viagem, mas outros não, só aparecem aqui. Estes relatos oferecem a oportunidade de se conhecer melhor Menotti Del Picchia, esse brilhante e importante personagem da literatura e da política brasileira, considerado um dos líderes da Semana de Arte Moderna de 1922.

Nascido em Santos (SP), em 1939, Osmar Baptista Silva foi técnico industrial, graduando-se depois, em 1972, em Administração de Empresas pela Universidade Católica de São Paulo (SP). Por muitos e muitos anos esteve envolvido profissionalmente no ramo industrial, na área técnica e comercial. Tornou-se autodidata na área de desenvolvimento do ser humano e cultura espiritual, tendo escrito seu primeiro livro, sobre esse tema, chamado Se precisarem de mim, me chamem (Scortecci, 2014). É casado, tem três filhas e vive em São Paulo (SP).
Contato com o autor:
contato-dayman@uol.com.br

Serviço:

Meus Encontros com Menotti
Osmar Baptista Silva

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-5689-2
Formato 14 x 21 cm  
64 páginas
1ª edição - 2018

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home