Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL / Vera Melis

Este livro discute a importância dos espaços escolares no processo de aprendizagem das crianças e professores, convidando os leitores a revisitar sua memória docente. Esta volta ao passado, não tão distante, conduz cada professor leitor a pensar em sua atuação. Identificar ações realizadas fundamentadas nas necessidades e expectativas das crianças é o ponto de partida para construir uma metodologia que respeite a infância e proponha atividades para que esta seja vivida. Não discutimos este espaço à luz de diferentes teóricos e nem abordagens curriculares, mas sim a partir das reflexões de uma jovem professora, que ao encontrar um espaço pré-organizado para atuar, percebe nas aulas, nas leituras realizadas e do conhecimento sobre as crianças com quem dividirá um ano de vida, a possibilidade de alteração de uma rotina e exercício de sua criatividade. A nossa personagem é uma jovem professora que atua como figura central desta nossa proposta. O caso de Patrícia, relatado nesta reflexão, baseia-se em relatos reais de vários professores que iniciam sua trajetória profissional, que ouvi durante muitos anos atuando na formação de professores. Apresenta também, sentimentos presentes em nossa memória. Este caminho nos ajuda a reviver as trilhas que percorremos e a buscar respostas ou justificativas para a prática construída a cada dia. A cada cena do cotidiano desta professora, acrescentamos comentários, sugestões e algumas luzes para que cada leitor possa direcionar uma reflexão sobre as práticas já vividas. Luzes, sombras, cenários e ação. Elementos que podem ser utilizados em mais um encontro de formação e desenvolvimento profissional.

Muitas coisas foram ditas a respeito dos espaços na escola infantil e a professora Vera Melis acrescenta, ainda, outras interessantes. O espaço educa, assim como faz a linguagem ou as relações interpessoais. Atua como marco de condições, isto é, tem capacidade para facilitar, limitar e orientar tudo o que se faz na escola de educação infantil. Pode ser o grande amigo e cúmplice das crianças e educadores, ou seu maior inimigo.
Miguel Zabalza - Universidade de Santiago de Compostela

Este livro oferece ao educador da infância uma proposta de formação continuada com reflexões acerca dos ambientes e provocações para a organização da prática pedagógica. As abordagens teóricas são apresentadas a partir de relatos de uma professora que enfrenta desafios cotidianos em busca de sua profissionalidade. Acompanhe a jornada desta professora.

Vera Melis - Nascida em São Paulo, capital, teve o privilégio de começar a vida escolar na pré-escola do Grupo Experimental da Lapa, onde brincava de casinha, rolava na grama, ficava entre livros e desenhava muito. Esta foi sua referência no início de sua carreira como professora de jardim da infância. Pedagoga, Mestre em Educação pela University of Houston, Doutora em Administração pelo Mackenzie, Especialista em Espaços Educativos e Formação de Professores. Em 2005 foi a primeira brasileira escolhida como Global Leader for Young Children. Os direitos das crianças e a formação continuada dos profissionais da educação fazem parte de todos os projetos desenvolvidos como consultora, professora universitária e palestrante. Sua atuação acadêmica contempla a docência, chefia de departamento e coordenação de pós-graduação stricto sensu. Coordenou o Escritório da UNESCO no estado de São Paulo. Elaborou e implementou programas de educação infantil para institutos, empresas e prefeituras. É certificada pela La Bottega di Geppetto para formação acerca da Abordagem Toscana de Educação para a Infância. É representante do Brasil no World Forum Foundation desde 2001; membro da Diretoria da ABBRi (Associação Brasileira de Brinquedotecas), do Conselho Consultivo da revista Pátio Educação Infantil e do grupo de pesquisa da UNICAMP/IA Processos de Criação, Projeto e Educação. É autora de livros e artigos.

Serviço:

Espaços em Educação Infantil
Vera Melis

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-5746-2
Formato 14 x 21 cm 
116 páginas
2ª edição - 2018

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home