Receba nossa Newsletter: Nome Email

Noite de Autógrafos na Escola Coração de Jesus

  “Sou mais que um leitor, sou um escritor”

   O projeto desenvolvido há quatro anos pela professora de português e literatura, Priscila Goularte, na Escola Coração de Jesus/Objetivo, em Três Pontas, Minas Gerais. O trabalho é feito com alunos do 5° ano do ensino fundamental, sendo em 2018 realizado com duas turmas. “A ideia, desde o princípio, era incentivar a leitura e, ao mesmo tempo, desenvolver a escrita dos alunos”, explica a professora Priscila Goularte.

   Em 2015, conta a professora, fizemos o primeiro livro e publicamos em uma gráfica em Três Pontas, “Uma aventura dos sonhos” foi o título. “A ideia surgiu quando, ao lermos um texto de aventura, os alunos gostaram tanto da história que sugeriram a criação de outra semelhante, sendo eles, os alunos e a professora os protagonistas, como se tivessem feito uma viagem de aventura e ao final, tudo não passasse de um belo sonho”, conta Priscila. “Daí em diante, os alunos se entusiasmaram e, todos os anos venho desenvolvendo esse trabalho”.

    A partir de 2016, através de contato da professora com a editora  Scortecci na Bienal do Livro de São Paulo, os exemplares passaram a ser editados e publicados por essa editora. “O trabalho passou a ter edição profissional e com muito capricho. Valorizou ainda mais o trabalho dos alunos”, comenta Priscila. “Um mistério inesperado”(2016), “O Segredo da Serra” (2017) – que conta um pouco da história de Três Pontas,  e “A Magia dos Livros” (2018), foram os títulos publicados.

    “Impressiona a melhora dos alunos em ortografia e em gramática em geral, vocabulário, inclusive na expressão oral, depois da implantação do projeto. Os alunos têm mais desenvoltura para se expressar, tanto na escrita quanto oralmente. Sem contar que, a noite de autógrafos, mexe muito com eles. Aumenta a auto estima. Eles se sentem muito importantes”, comemora a professora, que se diz recompensada e feliz pelos resultados. Além da produção dos livros, Priscila também criou, em sala de aula, um “empurrãozinho” a mais para incentivar a leitura. Em um cantinho de cada sala, colocou um cartaz com os dizeres: “Quantos livros vou ler este ano (e benefícios da leitura)”. Assim, os alunos pegam os livros, fazem uma sinopse, podendo ser crítica literária, e entregam à professora. Ao final do ano, durante a noite de autógrafos, alunos e alunas recebem medalhas e troféus para primeiro, segundo e terceiro lugares de acordo com a quantidade de livros que leram.

    Muitos alunos e alunas foram premiados este ano, em evento no dia 22 de novembro, durante a noite de autógrafos dos alunos dos 5° anos (duas turmas) do ensino fundamental, no lançamento de “A Magia dos livros”.  Uma aluna, no entanto, se destacou e arrancou expressões de espanto e muitos aplausos da plateia ao ser anunciado o primeiro lugar para a aluna do quarto ano que leu, nada mais nada menos do que 150 livros só este ano de 2018! Ela é Isis Scalioni Pereira Bernardo de Andrade, tem 10 anos e uma paixão já antiga e imensa pelos livros.

   “Leio desde muito pequena. Minha mãe sempre me incentivou muito trazendo livros para mim de suas viagens. Eu percebi que lendo a gente pode ir a qualquer lugar”, conta Isis. Ela diz ainda que ler desenvolve muito a criatividade, imaginação e ajuda nas aulas de português. Isis aconselha a todas as crianças a descobrir o mundo mágico da leitura: “Gente, ler é muito legal!”. Com nome de princesa e essa dedicação aos livros, Isis poderá conquistar o reino da Imaginação e escrever sua bela história.

Créditos matéria e fotos: Adriana Silva Santiago, jornalista, escritora e poeta.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home