Receba nossa Newsletter: Nome Email

HI-MERIMÃ - A FLORESTA SOMBRIA / Marcelo Pereira


Nowa é um menino indígena que nasceu no coração de Hi-Merimã. Ele não conheceu seus pais, foi encontrado dentro de uma vitória-régia e criado por uma temida onça-pintada, conhecida pelo nome de Rajara, pois, ainda criança, foi rejeitado pela própria tribo: os Aruak, que o culparam de uma terrível desgraça – a morte do rio Yanomami, cujas águas aos poucos começaram a escurecer como a tinta de jenipapo. Nowa, então, para ganhar a confiança e o respeito de sua tribo, parte para uma grande aventura. Corajoso, o pequeno percorre lugares desconhecidos, sendo perseguido pelos Lennos, os homens brancos. Porém, com ajuda de seres místicos, ele tentará a sorte. Com evidentes referências à floresta amazônica, Hi-Merimã – A floresta sombria é uma emocionante história baseada na vida selvagem e contada de maneira que todos reconheçam a importância da preservação da natureza e do respeito à terra e à vida. Dotada de uma escrita clara e ritmada, conduz o leitor de maneira generosa, dando-lhe um amparo fundamental para acompanhar o autor em uma narrativa segura, trançada de maneira inteligente e verossímil.

“O coração de Nowa batia apressado, estava com certo medo, mas sua coragem era maior. Ao seu redor viam-se animais e indígenas que não se atreviam a ajudá-lo. Sentiu-se só, como se estivesse preso no tempo, fora de seu sentido; ouviu-se então uma música tranquila tocada pelos seus ancestrais e, fechando seus olhos, tentava relutar contra seus anseios.

Mas, de repente, nos ares, surgiu Krenak, a grande harpia da floresta.

– Eu serei os olhos da criança! – rumorejou a grande ave.

– E eu serei o seu guia! – rugiu Xetá, o jaguar-negro, aparecendo para surpresa de muitos.

– Então estes três corajosos e dispostos habitantes de Hi-Merimã salvarão o rio? – indagou Iacan, procurando encontrar mais algum disposto.

– Espere! – chiou Suyá correndo em direção ao menino. – Me atrasei! Peço desculpas a todos, no entanto eu também o acompanharei.
– Eu também irei! – gritou Tikuna desesperado, voando no ombro de Nowa.

– Serão cinco apenas! – continuou o senhor das florestas. – Toda a terra de Hi-Merimã dependerá da valentia e ousadia desses integrantes, que deverão cumprir a missão desta jornada rumo à floresta de Atlântica.

– Nesta noite se cumpriu uma parte da profecia mostrada em figuras nas cavernas sagradas: onde uma doninha, uma harpia, um jaguar, uma ararajuba e uma criança nativa entregariam seus destinos a favor de nossa terra – disse o pajé Anuaba, fazendo um sinal com as mãos, que para os Aruak simbolizava manifestação de alegria. Então se iniciou um cântico entoado pelos guerreiros da tribo, fazendo com que toda floresta ouvisse.”

Marcelo Pereira é graduando em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara. Jovem e iniciante no mundo literário, nasceu na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, estudou Administração e, com alguns cursos linguísticos, acabou se interessando e entrando no universo da escrita. A publicação de Hi-Merimã – A Floresta Sombria é a realização de um sonho. Apaixonado pela vida selvagem, com muito estudo e dedicação, compôs uma história original, surpreendente e comovente, abordando a beleza da vida em si.

Serviço:

Hi-Merimã 
A Floresta Sombria 
Marcelo Pereira
Scortecci Editora 
Ficção
ISBN 978-85-366-6152-0
Formato 14 x 21 cm
148 páginas
1ª edição - 2020 

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home