Receba nossa Newsletter: Nome Email

JACOB(Y), “ENTRE OS SEXOS” E CARDIOPATIAS, O QUE O FEZ ANJO? / Thais Emilia de Campos dos Santos


Este livro fala de enfrentamento à violência contra mulheres, de luta pela vida, de gravidez de alto risco e pós-parto, de casamento, de cuidados paliativos, de bebês Intersexos, da dor da morte de um filho e da luta no luto: cuidar da dor do outro para aliviar a própria dor. Jacob(y), “entre os sexos” e cardiopatias, o que o fez Anjo? é um relato autobiográfico de como foi ser mãe de Jacob, bebê Intersexo (genitália ambígua, DSD – diversidade do desenvolvimento do sexo, sexo diverso, pseudo-hermafrodita), que se tornou “divisor de águas” nos cuidados em saúde de bebês Intersexos e conferiu visibilidade ao questionamento de vários direitos negados a esses bebês: ter seu sexo natural negado na certidão de nascimento, ou apenas receber sua Declaração de Nascido Vivo, até as cirurgias mutiladoras irreversíveis de transição de sexo compulsória.

Trago meus relatos de como foi ter um filho tão amado, tão desejado, mas com uma cardiopatia fatal. Como enfrentei saber que estaria conosco por pouco tempo, os cuidados paliativos e o curtir cada momento. Sabendo que todo momento era de despedida... E como é ser “mãe de Anjo”. Também anexo suas cartinhas psicografadas e indico onde buscar ajuda. “O que o fez Anjo?” é uma reflexão trazida aqui: o sexo dos anjos ou ter deixado o corpo físico tão novo? Ou, ainda, a repercussão de sua história de nascimento?
Thais Emilia de Campos dos Santos

Thais Emilia de Campos dos Santos. Mãe de Jacobinho (in memoriam), Gui (15 anos), Ale (10 anos) e Jenny (1 ano). Casada com Elisberto dos Santos de Campos. Presidenta da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI). Professora universitária. Doutoranda em Educação e mestra em Educação (Psicologia da Educação, UNESP). Psicopedagoga e educadora sexual. Especialista em Educação Inclusiva e Especial (SEESP e USP). Formada em Psicanálise. Embaixadora na luta contra violência a mulheres e meninas pelo Instituto Avon. Vencedora do II Prêmio Juntas Transformamos, do Instituto Avon, e Finalista do II Prêmio Viva, da Revista Marie Claire. Foi membro da Comissão de Diversidade de Sexo e Gênero da OAB; atualmente, é parceira. Foi conselheira da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Criadora do grupo Direitos Intersexo e do grupo Mulheres Aflitas – Maria da Penha e seus respectivos coletivos. Autora dos capítulos “Educação da criança Intersexo: o que temos?” e “Relatos de vidas: mutilações, hormonizações impostas e não direito à certidão de nascimento” (com Dr. Raul Aragão Martins) [in: DIAS, Maria Berenice (Coord.). Intersexo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018]. Coautora do capítulo “Projeto ‘E aí, Justino?!’ – Conversando sobre sexualidade com estudantes do ensino médio” [In: COLVARA, L. D.; OLIVEIRA, J. B. B. de. Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2014. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2015. Vol. 1]. Autora de diversos artigos acadêmicos nas áreas de Educação Inclusiva, Diversidade, Inclusão Social e Educacional, Educação Sexual, Gênero e Sexualidade. Atua profissionalmente com famílias e crianças, adolescentes e adultos LGBTQIAP+. É também voluntária na Rede de Apoio à Pessoa Intersexo do Ambulatório de Endocrinologia de Transição Adolescente-Adulto da UNIFESP, consultora em Educação e Psicopedagogia Clínica/Institucional, palestrante e youtuber (Canal Thais Beto). Acolhe bebês Intersexos e suas famílias através do Projeto Jacob Cristopher: Autonomia e Autodeterminação.

Serviço:

Jacob(y), “entre os sexos” e cardiopatias, o que o fez Anjo?
Thais Emilia de Campos dos Santos 
Scortecci Editora 
Maternidade
ISBN 978-85-366-6145-2
Formato 14 x 21 cm 
164 páginas
1ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home