Receba nossa Newsletter: Nome Email

ACENDENDO ESTRELAS / Maria Francisca dos Santos Lacerda

Acendendo Estrelas é um livro de crônicas. A autora, cuidadosa observadora de pessoas, retrata o dia a dia, a vida de gente simples, o amor pelo trabalho, a luta pela sobrevivência. São os acendedores de estrelas. Textos leves, bem humorados, ternos, que nos fazem refletir sobre a alegria da vida, a educação, a saúde, a aposentadoria, a velhice, enfim, o pulsar diário que nos incentiva caminhar, descobrindo o brilho em cada um dos passantes, apesar das muitas tristezas deste mundo conturbado. Mesmo quando denuncia as mazelas do nosso tempo, a autora o faz de um jeito especial, com leveza. Como autêntica acendedora de estrelas, faz resplandecer o brilho de cada pessoa que ela observa.

Maria Francisca dos Santos Lacerda é conhecida por sua excelência como poeta e escritora e, igualmente, por sua percepção aguda e empática da natureza humana. Neste livro, ela torna visível aos nossos olhos obscurecidos pela crueza dos dias o brilho que se esconde em cada pessoa que ela observa. Acendendo estrelas captura a autora em seu trabalho de faiscação, bateando com visão atenta e coração cheio de esperança o cascalho das margens e aluviões de nosso tempo e trazendo para o âmbito da crônica o luzir que ninguém mais vê.

Costumo dizer que Dra. Francisca é luz. Não apenas porque brilha intelectual e espiritualmente, mas também porque torna radiante a vida – e os olhos – de quem ela toca. Uso a forma de tratamento “doutora” não por sua brilhante atuação como magistrada e presidente do TRT, mas por ser uma “médica da alma”. Testemunhei, algumas vezes, sua habilidade em reacender o entusiasmo de jovens estudantes de bairros carentes, em sua incansável cruzada pelo bem social. Também a vi devolver a esperança a adultos cansados de esperar de onde já não vinha. Não por acaso, foi agraciada com o prêmio internacional “Gente que Transforma o Amanhã”. Quis mostrá-la em âmbitos diferentes do literário para lembrar ao leitor que se trata de uma alma sensível, múltipla e hábil no dom de encantar, semeando luz. Não me admira vê-la acendendo estrelas e nos convidando, através da combinação de palavras, a um garimpo nos céus do autoconhecimento para resgatarmos nosso próprio brilho. Faz isso com maestria, através da precisão e da autenticidade de suas letras. Suas crônicas, diversas, são o convite a um surfe com a prancha da linguagem sobre o mar dos sentimentos humanos: tão delicados, tão vigorosos... e tão belos. Adicionalmente, a autora inspira reflexões sobre a condição humana. Mantém o lirismo de seus versos nesta versão prosa de ser, colorindo as ideias e tornando-as sedutores aperitivos para fisgar a atenção leitora. Mesmo quando modula um tom mais crítico, mirando em um ou outro alvo de suas abordagens, a suavidade é seu condimento predominante. Este livro é variedade na quantidade, a bordo de uma estética peculiar, como se a pena risse e brincasse com o papel. Maria Francisca dos Santos Lacerda é pura plenitude no auge de sua maturidade autoral. Usa, nesta obra, a chama da inteligência criativa para despertar emoções e acender o prazer da leitura, ascendendo ao pódio de uma das melhores escritoras de nossa terra.
Sidemberg Rodrigues

Serviço:

Acendendo Estrelas
Maria Francisca dos Santos Lacerda

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-6156-8
Formato 14 x 21 cm 
196 páginas
1ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home