Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

FILMES PARA PENSAR VOLUME 2 / Nildo Benedetti

Em continuidade ao livro anterior de Nildo Benedetti, este Filmes para pensar também é dividido em duas partes. A primeira é dedicada a tópicos que podem ser úteis aos interessados em interpretar filmes de modo mais profundo – “Alguns aspectos sobre desejo e amor tratados no cinema” e “Ficção científica no cinema”. Já a segunda é destinada a críticas de filmes com base em conhecimentos de psicologia, sociologia, política e outros. As versões reduzidas dessas críticas foram publicadas semanalmente no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba. A atividade de colunista do jornal é consequência da atuação de Nildo Benedetti como idealizador e coordenador do projeto Cine Reflexão, atividade cinematográfica realizada na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que exibe filmes adequados para discorrer e debater Ciências Humanas. O livro se presta como guia e estímulo tanto a leitores que desejam se lançar em estudos complementares de maior alcance sobre matérias das Ciências Humanas, quanto a professores que queiram ilustrar aspectos dessas matérias por meio de filmes, prática que tem sido considerada eficaz do ponto de vista pedagógico.

Obras analisadas neste livro:
NÃO AMARÁS (Krótki film o milosci)
Krzysztof Kieślowski, Polônia, 1988.
PÃO E TULIPAS (Pane e tulipani)
Silvio Soldini, Itália, 2000.
A ESPOSA (The wife)
Björn Runge, Suécia, 2017.
INFERNO (L’enfer)
Danis Tanović, Bósnia e Herzegovina, 2005.
OS AMANTES (Amantes)
Vicente Aranda, Espanha, 1991.
A MULHER DO LADO (La femme d’à côté)
François Truffaut, França, 1981.
PEPPERMINT CANDY (Bakha satang)
Lee Chang-dong, Coreia, 1999.
MATCH POINT
Woody Allen, EUA, 2005.
O LOBO ATRÁS DA PORTA
Fernando Coimbra, Brasil, 2013.
ARKANGEL
Jodie Foster, EUA, 2017.
2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (2001: a space odyssey)
Stanley Kubrick, EUA, 1968.
EX-MACHINA
Alex Garland, Reino Unido, 2014.
TODOS JÁ SABEM (Todos lo saben)
Asghar Farhadi, Irã, 2018.
A LÍNGUA DAS MARIPOSAS (La lengua de las mariposas)
José Luis Cuerda, Espanha, 1999.
A PRIMA ANGÉLICA (La prima Angélica)
Carlos Saura, Espanha, 1974.
O CAMINHO DE HALIMA (Halimin put)
Arsen Anton Ostojić, Croácia, 2012.
BEM-VINDO (Welcome)
Philippe Lioret, França, 2009.
OCCIDENT
Cristian Mungiu, Romênia, 2002.
PARA SEMPRE LILYA (Lilja 4-ever)
Lukas Moodysson, Suécia, 2002.
A PROMESSA (La promesse)
Jean-Pierre e Luc Dardenne, Bélgica, 1996.
A SUÍTE PARAÍSO (The Paradise Suite)
Joost van Ginkel, Holanda, 2015.
MUITO MAIS QUE UM CRIME (Music box)
Costa-Gavras, França, 1989.
O CORTE (Le couperet)
Costa-Gavras, França, 2005.
CIDADÃO KLEIN (Mr. Klein)
Joseph Losey, EUA, 1976.
O LADRÃO DE CRIANÇAS (Il ladro di bambini)
Gianni Amelio, Itália, 1992.
A ESTRATÉGIA DA ARANHA (Strategia del ragno)
Bernardo Bertolucci, Itália, 1970.
CASTELO DE AREIA
Fernando Coimbra, Brasil, 2017.
JOAQUIM
Marcelo Gomes, Brasil, 2017.
JOGO DE CENA
Eduardo Coutinho, Brasil, 2007.
AS DUAS IRENES
Fábio Meira, Brasil, 2017.
HISTÓRIAS MÍNIMAS (Historias mínimas)
Carlos Sorín, Argentina, 2002.

Nildo Maximo Benedetti é mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (FFLCH) e doutor em Literatura Brasileira pela mesma universidade. É autor dos livros Sagarana: o Brasil de Guimarães Rosa (Ecidade, 2010) por seleção da USP com verba Proex-Capes, Incesto no cinema: raízes psicossociais (All Print, 2015) e Filmes para pensar (Scortecci, 2018). Escreve semanalmente sobre cinema no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, São Paulo.

Serviço:

Filmes Para Pensar
Volume 2
Nildo Benedetti

Scortecci Editora
Cinema
ISBN 978-65-5529-128-5
Formato 14 x 21 cm 
264 páginas
1ª edição - 2020

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home