Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

ELAS VIERAM DE LONGE... / Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

A presença de estrangeiras no cenário nacional foi uma constante em nossa História e todas elas contribuíram para o desenvolvimento cultural e social do Brasil. Elas, que deixaram seus países de origem, tiveram que enfrentar significativas mudanças nas suas vidas. Ensinaram e aprenderam e o país se enriqueceu na linguagem, nos hábitos alimentares, nos usos e costumes. Algumas trabalharam silenciosamente e outras se destacaram nos mais diversos setores divulgando seus saberes. Por que não fazer um livro sobre elas, de modo que continuem a ser reverenciadas e não esquecidas? Surgiu então a ideia de escrever Elas vieram de longe... Séculos XIX e XX. Convidei uma plêiade de escritoras e cada uma se dispôs a fazer a biografia de uma ou mais dessas mulheres de nacionalidades e especialidades diferentes. Umas vieram atendendo interesses políticos (nossas imperatrizes) ou religiosos; outras, obrigadas por terem que acompanhar seus maridos, mas muitas delas vieram como convidadas ou por conta própria, especialmente aquelas que tiveram problemas (políticos, religiosos, econômicos...) nos seus países de origem.
É interessante notar que a maioria delas ficou no Brasil para sempre. A riqueza dessas vidas foi contada por pessoas diferentes, garantindo assim uma leitura variada que esperamos que atenda o interesse dos leitores.

Na minha infância eu invejava a sorte dos meninos. A vida das mulheres de então, na sua maioria, era insossa. Não era o que eu queria ser quando adulta. Ah! Os homens, esses sim, tinham uma vida rica: iam estudar fora, tinham independência e maior liberdade! Entretanto, dois fatos me fizeram mudar de opinião: dominar a leitura e a escrita e descobrir que as mulheres poderiam ter os privilégios que os homens tinham se lutassem por eles. Seriam conquistas, e não dádivas. Era um desafio e tanto! Bastava que as mulheres se engajassem nele! Assim a leitura permitiu que minha curiosidade fosse satisfeita sem precisar, muitas vezes, enfrentar a resistência dos adultos em esclarecê-la. Lendo, tive notícias da cientista Mme. Curie, da poeta Zalina Rolim, da pri-meira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queiroz... Por que, então, não divulgar o arrojo dessas brasileiras ao longo de nossa história na conquista do espaço que hoje trilhamos com desenvoltura? Por meio de 60 biografias contei a História do Brasil sob a ótica feminina no Elas, as pioneiras do Brasil. Posteriormente, com Victoria Secaf, foi a vez de narrar a luta de quinze mulheres na implantação do sistema Nightingale na enfermagem brasileira. Essas publicações visavam mostrar que, embora nosso país fosse bastante jovem, “com desenvolvimento mais lento que os nossos vizinhos do Norte e com recursos menores”, produziu mulheres maravilhosas mesmo com as mais variadas dificuldades. E agora, para não ser uma voz isolada, convidei uma plêiade de mulheres para escrever sobre a contribuição de 23 estrangeiras, de diversas especialidades e nacionalidades, no desenvolvimento cultural de nossa terra e como fonte de inspiração do gênero. O resultado está aí: Elas vieram de longe... Séculos  XIX e XX. 

Serviço:

Elas Vieram de Longe...
Séculos XIX e XX
Hebe C. Boa-Viagem A. Costa (Org.)

Scortecci Editora
História
ISBN 978-85-366-1830-2
Formato 14 x 21 cm 
180 páginas
2ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home