Receba nossa Newsletter: Nome Email

COMENDO COM PRAZER ATÉ O FIM / Monica Benarroz

Este livro foi escrito pensando nas pessoas com câncer incurável, que têm dúvidas e medos associados à sua alimentação, e nos familiares e cuidadores que lidam cotidianamente com as questões alimentares do doente e muitas vezes não sabem o que fazer. É uma literatura indispensável tanto para os profissionais e estudantes das diferentes áreas da saúde como para qualquer pessoa que tenha interesse em pensar criticamente assuntos sobre alimentação, câncer avançado e cuidados paliativos. Os cuidados paliativos são um tipo de abordagem relativamente novo dentro da assistência nutricional. O livro Comendo com prazer até o fim: o papel da alimentação na vida de pessoas com câncer avançado na perspectiva dos cuidados paliativos é o primeiro lançado no Brasil que trata dessa temática com uma linguagem simples e acessível, mas recheado de conhecimento técnico e dicas práticas para o dia a dia.

Alimentar no câncer avançado é um grande desafio. No senso comum existem mitos relacionados aos alimentos que funcionam como panaceia no terreno movediço que é a finitude da vida. Por outro lado, sabemos o quanto são importantes as orientações alimentares nesse momento. A alimentação vira alvo de disputas familiares, profissionais e até institucionais na tentativa
de mitigar sofrimentos. Esta obra avança para além dessa discussão e foca no paciente que atravessa o mar revolto do desaparecimento, preocupa-se em garantir e proporcionar prazer até o fim por meio do alimento – nutriz da vida –, respeitando a autonomia e as escolhas. O livro, usando recursos bem didáticos, poéticos e até filosóficos, expressa a experiência contemplativa de uma profissional atenta, que busca alcançar o seu público com uma escrita leve e contemporânea. De toda sorte, acredito que o livro preencherá uma lacuna nessa temática tão contraditória de uma fase tão importante da vida.
Ernani Costa Mendes - Doutor em Ciências da Saúde ENSP/Fiocruz. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos (CNPQ).

Falar de alimentação, às vezes, pode ser um tabu. Muitos acreditam dominar esse tema e consumir uma boa alimentação. Alguns saberes são verdadeiros, outros podem não trazer benefícios à saúde e até fazer mal. Desmistificar, esclarecer, auxiliar, empoderar são alguns dos intuitos deste livro escrito por Monica Benarroz. Se falar de alimentação é complicado, imagina falar de alimentação em cuidados paliativos. Isto porque muitos de nós ainda acreditamos que cuidados paliativos são oferecidos às pessoas que estão morrendo. O que trago de novo, mas que na verdade é velho, é que “paliativo” deriva da palavra em latim “pallium”, que significa proteção, manto, capa, amparo. Dessa forma, o cuidado paliativo pode ser entendido como cuidado de proteção. Com isso, entender como a alimentação pode proteger o nosso corpo e também a nossa alma é fundamental para que as pessoas que precisam desse cuidado comam bem, com qualidade, sabor e com muito significado.
Liana Amorim Correa Trotte - Enfermeira, doutora, professora da UFRJ e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Cuidados Paliativos da DIHS/ENSP/FIOCRUZ.

Serviço:

Comendo Com Prazer Até o Fim
O papel da alimentação na vida de pessoas com cancêr avançado na perspectiva dos cuidados paliativos
Monica Benarroz

Scortecci Editora
Cancêr
ISBN 978-65-5529-184-1
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home