Receba nossa Newsletter: Nome Email

AQUI É NEW YORK AGAINST THE BELZEBU, PORRA! / Nelson Santos

Dizem que devemos separar o homem público do privado... Mas e quando as duas coisas se misturam? Defino o protagonista desta história em três egos diferentes: Nelson Santos, um dos caras mais humanos que conheci em quase meio século de vida, amigo leal e otimista, que mesmo nos momentos em que um avião está “prestes a cair” sorri, faz piada e diz que a gente está ferrado; a segunda alcunha, Rotthenness, é um dos pilares que moldaram o underground nos anos 90, referência e norte para muitas bandas nacionais e gringas; por último, a mais emblemática de sua personalidade difusa e irreverente, NYAB, banda odiada, amada, criticada, deixando sempre a dúvida se aquilo é diversão, passatempo ou algo sério – ele vai contar aqui. Pode ser que no início fosse mais fácil explicar tantas personas em uma, essa tríade humana posta em um cara simples, sem grandes pretensões e disposto a te animar em momentos desesperadores, o que faz de Nelson uma figura ímpar dentro da cena nacional.
Não se deve passar batido por essa vida ordinária sem ter dado umas boas risadas ao seu lado. Divirtam-se com suas crônicas!
Clodoaldo “Mendigo” Gradice - Guitarrista do Rot

Conheci o Nelson através do fanzine Rotthenness (mandei a demo do Warhate para review; isso em foi em 87/88; logo após, vi flyers de lançamentos dele, EPs do Krisiun, Mystifyer, Sarcastic, Rot, entre outros) e também por conta do NYAB, banda noise que debocha de tudo e todos. Meu primeiro lançamento pela Bucho Discos foi um split LP com Cruel Face/Death Slam em parceria com a Rotthenness Records. Nelson nem pensou duas vezes e aceitou a roubada. Ensinou-me muito sobre gráfica, fábrica de vinil, etc. Foi prestativo pra caralho e começamos a manter mais contato. Entusiasta em dar suporte a bandas e zines underground e ajudar a manter em movimento produções independentes, valorizando amizade e principalmente sendo honesto e na maior parte do tempo muito justo, é um exemplo de como ter ética em muitas situações dentro do “faça você mesmo”. Participei de alguns lançamentos do NYAB, tocando e fazendo vocal. Foi divertido demais! Foram tardes e noites de chapação e risadas. Foi meu sócio no Retalhos, estúdio de ensaio em Santo André (SP), onde gravamos e armamos lançamentos e trocas. Até hoje mantenho contato e prezo muito nossa amizade, que é sincera. É sempre bom ter por perto uma pessoa que está disposta a ouvir, entender, conversar, e que seja honesta com você. Nelson leva o “faça você mesmo” muito a sério e ao pé da letra – é só se ligar nos lançamentos da banda NYAB e nos outros projetos que ele tem. Infelizmente o selo já não é mais de sua “propriedade”, mas o es-pírito de querer fazer e executar do jeito que pode está presente em tudo que ele faz. É muito bom tê-lo como amigo! Só pra terminar, ele ainda tem a caixinha em que mandei pelo correio a demo do Warhate, 33 anos atrás! Hahahaha, fodido demais!
Alexandre Strambio - Proprietário do Selo Bucho Discos e membro das bandas Rot, Cruel Face e FDS. Faz bicos em bandas de amigos, trabalha com transporte e produz eventos underground.

Serviço:

Aqui é New York Against The Belzebu, Porra!
Nelson Santos
Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-65-5529-183-4
Formato 14 x 21 cm 
132 páginas
2ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home