Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

CRÔNICAS! OU NÃO... / Gilberto Vaz

Este livro reúne 27 textos, crônicas, ou não. São algumas histórias baseadas em fatos reais, alguns contos, poemas e até versões zoadas de eventos importantes da História do Brasil. Tudo isso, quase sempre, temperado com humor, seja lá o que signifique humor, e que um dos textos tenta explicar. Apesar de ser um conjunto bem heterogêneo, propositalmente heterogêneo para ser diverso, cada texto tem seu carisma, sua cor, sua forma, e traz invariavelmente algo para se pensar... ou não. Esses pedacinhos quando juntos pretendem formar uma figura mais completa, um mosaico. Apesar do pensamento do autor e das escolhas das palavras que formam o livro, cabe ao leitor completar a obra, montando seu próprio mosaico.

Um livro só tem sentido com a presença de três elementos: o livro em si, quem o escreveu e quem o vai ler. Parece algo óbvio demais para ser dito, mas é na percepção da função de cada uma dessas peças que está a sutileza e a beleza da arte literária. O escritor nunca consegue expressar exatamente o que está em sua mente. Por sua vez, as palavras que escolhe e formam o livro não conseguem traduzir perfeitamente o que ele tenta contar, ainda mais sem o auxílio dos gestos, expressões e entonações da comunicação falada presencial. Cabe, portanto, a cada leitor, a seu modo, a importante missão de completar o serviço, construindo seu próprio entendimento. Essa interação é a base desta coisa chamada linguagem. Este livro pretende oferecer ao leitor um conjunto de crônicas (ou não crônicas), muitas delas com uma dose de humor, de onde se possa tirar algo para pensar e refletir ou apenas se distrair, ou as duas coisas juntas. Ao final, cada leitor, com sua própria percepção, retirando algum pensamento de cada peça, pode montar uma figura maior, um mosaico de ideias. Mas se o leitor preferir não filosofar ou refletir, mas apenas ler diletantemente, também estará montando o seu mosaico, ao seu modo, e é isso o que interessa!

Gilberto Vaz - Terráqueo desde 1963. Brasiliense desde 1980. Engenheiro desde 1986. Pai desde 1993. Servidor público desde 1997. Palestrante e autor na área de preparação para concursos públicos desde 1998. Articulista e cartunista da revista Concurso em Foco. Autor do livro O Mundo Também Fala Português, sobre a intimidade dos países de língua portuguesa.

Serviço:

Crônicas! Ou Não...
Um Mosaico Para se Formar com Pedrinhas de Reflexão, Cacos de Filosofia e Pitadas de Humor
Gilberto Vaz

Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-65-5529-214-5
Formato 14 x 21 cm 
100 páginas
1ª edição - 2020

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home