Receba nossa Newsletter: Nome Email

Tel.:(11)3032-1179     WhatsApp:(11)97548-1515

ESTUDOS SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS COM FOCO NAS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR / Helder Antônio da Silva (Org.)

Em pequenas e médias empresas (PMEs), que sofrem de falta de recursos para busca de informações e sua análise, as decisões de internacionalização se encontram, muitas vezes, concentradas em um único decisor – o gerente de exportação, que, com frequência, sofre de restrição de acesso a informações. Apresenta-se, no início deste livro, uma abordagem às principais teorias sobre internacionalização de empresas, tendo como destaque o empreendedorismo internacional e o fenômeno Born Global. Este livro apresenta, como tema central, as características pessoais, mais estudadas até o momento, do decisor/empreendedor – em particular: sua idade, seu capital humano (formação educacional, domínio de língua estrangeira e experiência internacional) e seu capital social (relacionamentos pessoais e profissionais que lhe permitem ter acesso a fontes de informação e a outros recursos) – que afetam as decisões de exportação de PMEs, especificamente a precocidade do início da atividade de exportação, a velocidade de crescimento das vendas internacionais, o número de países atendidos e a intensidade das vendas internacionais. São apresentados também os efeitos das características cognitivas, como propensão a risco, percepção de risco (da exportação), persistência (perseverança), mentalidade global e orientação empreendedora. Também é apresentado um estudo de caso sobre empresas incubadas por universidades públicas e outro sobre média empresa do agronegócio, abordando as dificuldades encontradas por esse tipo de empresa para se internacionalizar. Espera-se que este livro contribua no sentido de disseminar o conhecimento sobre internacionalização de pequenas e médias empresas para estimular outros empreendedores, estudantes, pesquisadores e gestores públicos a desenvolverem suas habilidades e capacidades para propiciar um ambiente favorável à internacionalização de pequenas e médias empresas, iniciando pela exportação e expandindo cada vez mais para mercados com culturas diferentes das nossas.

Helder Antônio da Silva - Nasceu em Santos Dumont (MG) em 22 de agosto de 1968, filho de Waldyr Antônio da Silva e Ilma Evangelista da Silva. É Doutor em Administração de Empresas pelo IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção pela Unesp de Guaratinguetá (SP), Especialista em Engenharia da Qualidade. Engenheiro Industrial Mecânico pela Funrei. Atualmente é professor do curso de Administração e do curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Barbacena. Foi chefe do Departamento de Educação e Tecnologia e membro do colegiado do curso de Administração; é coordenador do curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas. É membro do Comitê Editorial das revistas Vianna Sapiens e PluriTas. É avaliador de proje-tos de iniciação científica do IF Sudeste MG. É revisor da revista ReA da UFSM, na área de Administração Estratégica. Foi coordenador geral de Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes do Campus Barbacena do IF Sudeste MG entre 2010 e 2011. Foi executivo nas empresas Imbel, Embraer e INB; funcionário público da Prefeitura Municipal de Santos Dumont e também professor na UERJ, Colégio Polivalente, Colégio Pio X, Etepi, Faculdades Integradas de Cruzeiro – SP e CFP – SD. Publicou os livros: Método para Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional Integrados; Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional Integrados; Estudos sobre Gestão de Operações em Pequenas e Médias Empresa; Introdução ao Controle da Qualidade com Foco nas Indústrias Química e Metalúrgica e Método Survey: Aplicação de Questionário para Pesquisas. Também publicou, em conjunto com alunos e professores do IF Sudeste MG, mais de quarenta artigos em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais na área de Administração e Engenharia de Produção.

Serviço:

Estudos Sobre Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas com Foco nas Características do Empreendedor
Helder Antônio da Silva (Org.)
Scortecci Editora
Administração
ISBN 978-65-5529-202-2
Formato 16 x 23 cm 
300  páginas
1ª edição - 2021

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home